Editora UNESP lança a obra `Radioatividade nas águas`

Na gestão dos recursos hídricos, um aspecto que não pode ser descartado é a radioatividade. Além da exposição a fontes naturais de radiação, a tecnologia nuclear trouxe um aumento das possibilidades de danos relacionados à radiação. Neste lançamento d

  
  

Na gestão dos recursos hídricos, um aspecto que não pode ser descartado é a radioatividade. Além da exposição a fontes naturais de radiação, a tecnologia nuclear trouxe um aumento das possibilidades de danos relacionados à radiação.

Neste lançamento da Editora UNESP, Daniel Marcos Bonotto estuda a presença de urânio na natureza e sua transferência de rochas e solos sob condições controladas de laboratório.

Como a tendência atual de estocagem dos detritos radioativos é enterrá-los a profundidades maiores que 2 mil metros, a questão da migração da água subterrânea assume um aspecto primordial, pois os radionuclídeos poderiam retornar à superfície com a circulação dessas águas.

Em Radioatividade nas águas , Da Inglaterra ao Guarani, Bonotto focaliza a evolução hidroquímica no Aqüífero Guarani – ou Aqüífero Gigante do Mercosul.

Também analisa as potencialidades e limitações do uso hidrogeoquímico e o comportamento geoquímico dos isótopos de Urânio 238U e 234U, tanto em situações de laboratório quanto em sistemas naturais, como, na Inglaterra, a área cárstica de Mendip Hills e do granito Carnmenellis, e, no Brasil, na bacia sedimentar do Paraná e no maciço de Poços de Caldas.

Assim, Radioatividade nas águas , Da Inglaterra ao Guarani apresenta conclusões tanto para aperfeiçoar os modelos para cálculo da atividade de radônio esperada na água quanto para aumentar a compreensão sobre o aqüífero Guarani em um momento em que o Mercosul e o Fundo para o Meio Ambiente Mundial voltam suas atenções para esta que é uma das maiores reservas de água subterrânea do planeta.

Sobre o autor :

Daniel Marcos Bonotto é físico, especializado em abordagens hidrogeoquímicas envolvendo os radioelementos naturais. É doutor pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado pela Universidade de Bath, Inglaterra, e livre-docente pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas – IGCE-UNESP, de Rio Claro-SP, onde leciona Geoquímica e outras disciplinas para graduandos em Geologia e pós-graduandos em Geociência.

SERVIÇO:

Título: Radioatividade nas águas – Da Inglaterra ao Guarani

Autor: Daniel Marcos Bonotto

Número de páginas: 260

Formato: 14 x 21 cm

Preço: 39,00

ISBN: 85-7139-538-1

Data de publicação: 2004

Os livros da Fundação Editora da UNESP podem ser adquiridos pelo site oficial.

Fonte: Pluricom Comunicação Integrada

  
  

Publicado por em