Embrapa colabora na Campanha da Fraternidade em São Paulo

A Campanha da Fraternidade 2004, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, ressalta a importância do recurso natural água como fonte de vida. Para apoiar a Campanha, a Embrapa Meio Ambiente, unidade da Empresa Brasileira de Pe

  
  

A Campanha da Fraternidade 2004, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, ressalta a importância do recurso natural água como fonte de vida.

Para apoiar a Campanha, a Embrapa Meio Ambiente, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ofereceu as cartilhas de Água e de Solo e o CD de músicas de temas ambientais da coleção Cartilhas dos Jogos Ambientais da Ema, para serem distribuídas às comunidades e escolas da rede pública e privada.

O pesquisador Pedro José Valarini é um dos membros da Comissão da Campanha da Fraternidade em Jaguariuna-SP. A ação abrange 11 cidades, entre elas, Jaguariuna, Holambra, Santo Antônio de Posse, Amparo, Pedreira, Serra Negra, Águas de Lindóia, Lindóia, entre outras.

A cartilha Água mostra a importância deste recurso natural para a vida do planeta, para os animais, para o homem, tanto para a sua higiene quanto para sua existência.

`Ela apresenta, de forma geral,aspectos socioeconômicos e culturais da água, enfatizando que esse recurso natural é a força motriz da vida, que a água é fonte de vida, tema da campanha`, explica a pesquisadora da Embrapa, Maria Conceição, uma das organizadoras do trabalho.

O material já foi entregue para as 13 representantes das escolas e para as 23 lideranças de comunidades locais, para auxiliar no trabalho de conscientização ambiental e a responsabilidade social de cada cidadão para a conservação desse recurso natural tão importante.

Um dos objetivos principais da Campanha e da Comissão de Jaguariúna é coletar adesões de 1 milhão de pessoas para um abaixo-assinado que será encaminhado ao Congresso Nacional, visando defender mudanças na legislação do país e, dessa forma, evitar a privatização dos recursos hídricos, diz Valarini. Outras paróquias também receberam material da Embrapa.

A Paroquia de Nossa Senhora do Carmo, localizada na região central de Campinas, SP, recebeu 60 conjuntos contendo as cartilhas água e solo e 2 CDs, além daqueles enviados para escolas e instituições mantidas por
entidades católicas ou pessoas ligadas as dioceses, nas cidades de Campinas, São Carlos e Santos.

Conceição ressaltou também que o material cumpriu parte de um dos seus objetivos principais, uma vez que a comunidade utilizou o conteúdo e a música de tema água na elaboração de uma peça de teatro que foi apresentada para a comunidade na Igreja de Jaguariuna em 14 de março.

Conceição enfatiza também a importância do trabalho voluntário do pesquisador Pedro Valarini, ressaltando que a doação dos CDs para a campanha foi possível por meio de recursos levantados por sua iniciativa junto a própria comunidade, uma vez que a Embrapa Meio Ambiente não teria como enviar esse material na quantidade solicitada.

Fonte: Embrapa Meio Ambiente

São Paulo

  
  

Publicado por em