Embrapa semi-árido transforma água salobra em potável

A Embrapa Semi-Árido inaugurou na terça-feira(02/10), na comunidade de Atalho, a 70 km de Petrolina, no sertão de Pernambuco, um sistema que transforma água salobra em potável. O rejeito, decorrente do processo de dessalinização dos mananciais subterrâneo

  
  

A Embrapa Semi-Árido inaugurou na terça-feira(02/10), na comunidade de Atalho, a 70 km de Petrolina, no sertão de Pernambuco, um sistema que transforma água salobra em potável. O rejeito, decorrente do processo de dessalinização dos mananciais subterrâneos, possibilita ainda a criação de peixe e o cultivo de uma planta utilizada como ração animal.

O projeto, viabilizado pela empresa em parceria com a Codevasf - Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Compesa - Companhia de Abastecimento de Água do Estado de Pernambuco, conta com investimento da Fundação Banco do Brasil.

Na nova unidade, a água dos poços é tratada por um equipamento de dessalinização, sendo uma parte o líquido transformado em potável e destinado ao consumo humano.

A outra, que concentra sais e níveis elevados, será utilizada para criação de peixes da espécie `tilápia rosa`, que tem baixo teor de gordura e poucas calorias`. O que sobra dos tanques, fertilizado com o estrume dos peixes servirá para irrigar a erva sal, uma planta que além de produtiva em solos salinos, retira os sais do terreno onde é cultivada. Sua proteína bruta, que varia de 12% a 22% vai ser aproveitada para alimentar o rebanho caprino e ovino, combinada com outras rações.

De acordo com o pesquisador da Embrapa , Everaldo Rocha, o novo sistema aumentará a oferta de água e de alimentos de boa qualidade para as famílias de pequenas comunidades rurais do semi-árido nordestino, gerando renda, tanto em consequência da piscicultura, como pelo suporte forrageiro, disponibilizado para a criação de animais.

Fonte: Radiobras

  
  

Publicado por em

José Botelho de Melo Neto

José Botelho de Melo Neto

19/12/2008 09:53:29
Senhores,
Pretendo construir um dessalinizador de água salobra aqui em Montes Claros-MG, como trabalho de conclusão de curso - TCC. Vi na internet somente protótipos grandes, já testados e estendidos a grandes comunidades.
Gostaria de obter um protótipo pequeno, para eu testar com uma família pequena.
Alguém pode me ajudar?
Muito Obrigado.
José Botelho de Melo Neto

Ioshiko Nobukuni

Ioshiko Nobukuni

04/10/2008 11:20:01
Ótimo trabalho. Gostaria de saber, se aqui no noroeste do estado de São Paulo, compensa montar um dessalinizador. Penso que não compensa o custo, porque aqui não há escassez de água