Encontro em Brasília-DF avaliou projetos de conservação da água doce no Brasil

O grande desafio hoje na gestão e conservação da água doce no país é engajar a sociedade, na opinião do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman, que participou do I Encontro de Avaliação e Planejamento Participativo do Programa Água P

  
  

O grande desafio hoje na gestão e conservação da água doce no país é engajar a sociedade, na opinião do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman, que participou do I Encontro de Avaliação e Planejamento Participativo do Programa Água Para a Vida, do WWF-Brasil.

`Nós temos boas leis, temos instituições adequadas, agora precisamos de maior adesão da sociedade à gestão e conservação da água`, disse Kelman.

O Programa Água Para a Vida, o maior do terceiro setor dedicado à conservação da água no País, está completando um ano.

No encontro, que se realizou no dia 3 e 4 de julho,no Instituto Israel Pinheiro, em Brasília, parceiros do WWF de todas as partes do Brasil discutiram os avanços, os problemas e as perspectivas para a conservação deste recurso vital.

O momento, na avaliação da secretária geral do WWF-Brasil, Sandra Charity, é `muito rico`, política e institucionalmente, para trabalhar com recursos hídricos.

`Sentimos que este programa em defesa das águas não é só do WWF, mas de todos que têm a responsabilidade compartilhada na gestão dos recursos hídricos`, disse Sandra, na abertura do encontro.

`Neste momento, é importante fazer uma reflexão sobre o que funcionou ou não e o que podemos fazer para melhorar`.Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água Para a Vida do WWF-Brasil, disse que o `encontro reúne representantes do poder público e da sociedade civil para discutir e planejar como podemos contribuir para a conservação da água, melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento do país.`

O Programa Água Para a Vida tem o apoio do Grupo HSBC,que está investindo US$5milhões,ao longo de 5 anos,em projetos de conservação da água no Brasil.

`É uma satisfação estar associado de alguma forma ao Programa Água Para a Vida`, disse Hélio Duarte, diretor de Rel. Institucionais do HSBC, presente ao encontro.

`As empresas se valem da sociedade para vender seus produtos. Participar de projetos sociais de vários tipos é uma forma de dar algo em troca.`

Os participantes do encontro discutiram diversos aspectos do trabalho de conservação da água. Políticas públicas, gestão de bacias hidrográficas, estudos e pesquisas em recursos hídricos, comunicação e mobilização ambiental, manejo de lagos e educação ambiental são alguns dos temas abordados nos dois dias de discussão.

Os parceiros do Programa Água Para a Vida são:

- Associação Mico-Leão-Dourado
- Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultura - ASPAC
- CAESB - DF
- Comitê para integração do Rio Paraíba do Sul - Ceivap
- Consórcio Ambiental Lagos São João - CAILSJ
- Consórcio Intermunicipal dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
- Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa-Cidema
- Empresa de Assistência Técnica e Garantia da Produção - Seater - AM e AC
- Ecodata - Conágua
- Estação Ecológica de Águas Emendadas-Esecae
- Fábrica Elétrica
- Fator Vertical
- Fórum Nacional de Comitês
- Fundação SOS Mata Atlântica
- Full Jazz
- Instituto Ipanema
- Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM
- Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - RBMA
- Projeto Amigos da Escola
- Rádio Eldorado
- Rede Brasil de Organismos de Bacia
- Rede das Águas
- Rede Globo
- Secretaria Nacional de Recursos Hídricos
- SOS Amazônia
- Unesco

Fonte: AssCom.do WWF-Brasil

  
  

Publicado por em

Apolonia Vieira

Apolonia Vieira

29/04/2010 13:36:53
Em 17 e 18 de junho/2010 em Brasilia haverá um seminário para discutir sobre comiter de bacias do cerraso.

Eu não estou encontrando o abaixo assinado a PEC 150 para assinar no Email ecodata.
Apolonia Vieira