Encontro na República Dominicana debate proteção das águas

Em Santo Domingo (República Dominicana) foi realizado o IV Encontro de Diretores de Água dos Países Ibero-Americanos, entre os dias 29 e 31 de Janeiro. À cerimônia de abertura do Encontro compareceram o Presidente da República Dominicana, Dom Hipólito Mej

  
  

Em Santo Domingo (República Dominicana) foi realizado o IV Encontro de Diretores de Água dos Países Ibero-Americanos, entre os dias 29 e 31 de Janeiro. À cerimônia de abertura do Encontro compareceram o Presidente da República Dominicana, Dom Hipólito Mejía, e o Ministro de Meio Ambiente da Rep. Dominicana, Sr Frank Moya Pons.

No evento, o Secretário de Recursos Hídricos do
Brasil, João Bosco Senra, apresentou uma visão geral da Política de Recursos Hídricos e os principais
projetos desenvolvidos pela SRH/Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

Durante o encontro foi debatido o `Plano de Ação Ibero-Americano para Proteção e Aproveitamento Sustentável das Águas`, a ser apresentado à Comunidade Econômica Européia (CEE) e que deverá alocar recursos para os países latino-americanos em 4 temas prioritários:

Abastecimento de água e saneamento; gestão integrada de recursos hídricos; fenômenos extremos (seca e enchentes); e uso sustentável da água na agricultura.
Estiveram presentes representantes do Brasil, República Dominicana, México, Espanha, Cuba, Costa
Rica, Venezuela, Peru, Paraguai e Chile.

Também foi assinado um Acordo de Cooperação entre a
República Dominicana e o Brasil, através da Agência Nacional de Águas (ANA), representada pelo Diretor Dr. Ivo Brasil.

Outros assuntos discutidos foram o Encontro de Ministros de Meio Ambiente ocorrido no México no final de 2003 e a próxima reunião dos Presidentes Ibero-Americanos, que acontecerá naquele país, em Guadalajara, entre os dias 28 e 29 de maio, quando os assuntos hídricos estarão na pauta dos respectivos chefes de estado.

Fonte: SRH/MMA

  
  

Publicado por em