Escassez de água precisa ser combatida já, alerta WWF-Brasil

A escassez de água não é uma ameaça do futuro mas sim um problema do presente, alerta o secretário geral do WWF-Brasil, Roberto Messias Franco. Na região costeira do Brasil, quase todos os grandes centros já sofrem com a falta de água. A situação crít

  
  

A escassez de água não é uma ameaça do futuro mas sim um problema do presente, alerta o secretário geral do WWF-Brasil, Roberto Messias Franco. Na região costeira do Brasil, quase todos os grandes centros já sofrem com a falta de água.

A situação crítica dos recursos hídricos no Brasil e no mundo é tema de um abrangente relatório preparado, e divulgado ontem, pela Organização das Nações Unidas. O alerta feito pela publicação, diz Messias Franco, é atual e urgente.

`Quem acha que a água é um problema do futuro deve ir a São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais ver o estado calamitoso dos rios`, afirma Messias Franco. Muita gente não tem acesso à água, e muita gente usa em casa água de péssima qualidade,o que traz conseqüências ruins para a saúde.

`É preciso começar imediatamente a reverter o processo de degradação dos corpos d`água brasileiros.`

A recuperação das bacias hidrográficas é tarefa para todos. É preciso ação por parte do Governo Federal, por meio de seus ministérios, inclusive das cidades, dos governos estaduais e companhias de água e saneamento, das Prefeituras e do cidadão.

`Desde o cidadão que joga água fora até o cidadão que joga pneu, geladeira, porco, tudo no rio`, diz Messias Franco.

Onde a situação ainda não é tão crítica - como na Amazônia e no Pantanal - é preciso estabelecer imediatamente mecanismos de gestão das bacias hidrográficas, antes que os conflitos se instalem.

`Embora o Brasil tenha uma legislação moderna, e talvez seja o país com o maior número de organismos de bacia (consórcios e comitês), a gestão ainda não se dá de forma preventiva`, diz o coordenador do Programa Água Para a Vida do WWF-Brasil, Samuel Barrêto.

`Onde os conflitos já estão instalados as resoluções são mais caras e mais complexas.`

Independente de maior ou menor disponibilidade de reservas hídricas, brasileiros de todas as partes do país sofrem com a falta de acesso à água. Mesmo na Amazônia, que possui 70% das águas disponíveis no Brasil. Mais de 8 milhões de famílias brasileiras não têm acesso a água de boa qualidade em suas casas.

`Acesso a água de boa qualidade é um direito básico`, lembra Barrêto.`Água para todos deve estar no topo da agenda em todos os níveis de governo.`

O WWF-Brasil possui o maior programa do terceiro setor dedicado à conservação da água doce. Iniciado em 2001, o programa Água Para a Vida é financiado pelo Grupo HSBC, que investirá US$ 5 milhões até 2007.

Fonte: WWF-Brasil

  
  

Publicado por em