Espaço Cultural da Câmara dos Deputados realiza a Exposição `Água, Conhecimento e Sociedade`

Começou no dia 24/3, no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados a Exposição `Água, Conhecimento e Sociedade`, que reunirá 23 experiências educativas e tecnológicas de reaproveitamento do uso da água. O evento, que vai até o dia 28, foi aberto oficialm

  
  

Começou no dia 24/3, no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados a Exposição `Água, Conhecimento e Sociedade`, que reunirá 23 experiências educativas e tecnológicas de reaproveitamento do uso da água.

O evento, que vai até o dia 28, foi aberto oficialmente às 10 horas, no Hall da Taquigrafia (AnexoII), com a presença do presidente da Comissão do Meio Ambiente, Givaldo Carimbão, que representou o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A exposição tem a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Agência Nacional de Águas, e o patrocínio da Companhia de Abastecimento de Água de Brasília (Caesb).

A mostra ocupará ainda o Espaço Mário Covas e o Espaço do Servidor, também no Anexo II da Câmara, próximo ao corredor das Comissões.

Um relatório da Unesco, divulgado no final de fevereiro, revela que nos próximos 20 anos, as reservas mundiais de água deverão estar reduzidas a 1/3 e que até 7 bilhões de pessoas poderão sofrer com a escassez. Para chamar a atenção sobre a questão da água no mundo, a ONU instituiu 2003 como o Ano Internacional da Água Doce.

EXPERIÊNCIAS

Um dos objetivos da exposição é mobilizar a sociedade civil para o problema da água e, sobretudo, para as possíveis soluções. O público poderá conhecer, por exemplo, experiências-piloto de reaproveitamento de
água em um prédio com laboratório experimental, instalado com a finalidade de melhor aproveitar a água consumida e evitar o desperdício.

Um dessalinizador - equipamento que consegue retirar o sal da água, tornando possível o seu uso para consumo estará disponível para conhecimento das escolas, crianças e público em geral. Haverá, ainda, visitas monitoradas e oficinas pedagógicas para escolas e estudantes interessados.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental será outro tema da exposição. Haverá demonstração de programas de rádio com mensagens educativas e chamadas para preservação dos mananciais.

Uma das curiosidades da mostra será a rede hidrometeorológica, sob a administração da Agência Nacional de Águas (ANA). Para medir quantidade e qualidade da água em todo o País, a rede é formada de 4.200 pontos onde, periodicamente, os técnicos avaliam a quantidade de água que está correndo no rio para verificarem, por exemplo, o nível de evaporação e outros dados importantes para o estudo.

PROGRAMAÇÃO:

24 de março - 17 horas
- Palestra `Água para Todos` - Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares

24 a 28 de março
- Exposição `Água, Conhecimento e Sociedade`
Espaço Mário Covas (anexo II da Câmara dos Deputados)

25 de março - 10 horas
- Abertura Oficial no Hall da Taquigrafia, com a presença do presidente da Câmara, João Paulo Cunha; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o deputado Fernando Gabeira (PT-RJ)

Apresentação da Escola de Música de Brasília
`Águas de Março` - Tom Jobim
Maria de Barros e Quarteto de Cordas `Ragazzi`
`Suíte Aquática` - Handel
Quarteto de Cordas `Ragazzi`

27 de março - 17 horas
Palestra `Gestão das Águas no Brasil` - João Bosco Senra - Auditório do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares

Fonte: CBH-PCJ

  
  

Publicado por em