Estiagem poderá gerar medidas de controle no consumo de água

Como ocorre em quase todos os períodos de estiagem, os rios das Bacias PCJ estão com níveis bem baixos, próximos do nível crítico. No entanto, não houve problemas com as captações ainda. Esta situação tem dificultado o tratamento das águas devido à co

  
  

Como ocorre em quase todos os períodos de estiagem, os rios das Bacias PCJ estão com níveis bem baixos, próximos do nível crítico. No entanto, não houve problemas com as captações ainda.

Esta situação tem dificultado o tratamento das águas devido à concentração de efluentes. Tal dificuldade torna o tratamento bastante caro, para tornar a água potável e disponível para a população.

Quanto à quantidade, por intermédio da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico, do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, acordou-se com a SABESP o aumento das descargas da barragem no Rio Cachoeira, para 3 m3 por segundo, a partir das 15 h de 6a feira, 25 de julho.

Quando os rios estão com seus níveis baixos, surgem diversos problemas como a ocorrência de `bloom` de algas, com entupimento do sistema de filtragem; dificuldade na remoção da carga orgânica e inorgânica iluídas nas águas dos rios; disponibilidade de grandes quantidades de carvão mineral e demais produtos químicos que tornam custoso um tratamento eficiente e queda de tensão da rede elétrica, pelos baixos níveis dos reservatórios.

Numa análise feita pela Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, pode ocorrer um quadro de escassez hídrica em nossa região, dependendo, também, dos reservatórios do Sistema Cantareira que abastecem os municípios da Grande São Paulo, retirando da bacia do Piracicaba 31 m3 por segundo.

A situação do Sistema, atualmente, embora crítica, tem se sustentado para a demanda da RMSP e das bacias PCJ.Em caso de a estiagem se prolongar, poderá ocorrer uma situação semelhante à de 2001, quando alguns municípios da bacia se viram na contingência de adotar medidas de controle no consumo. Os municípios que apresentaram problemas no abastecimento foram Americana, Limeira, Sumaré, Jaguariuna, Pedreira e Amparo.

Aguarda-se que as frentes frias típicas da estação possam causar uma mudança no clima, com a ocorrência de chuvas, durante o período de inverno, para reverter o quadro de diminuição de vazões.

Fonte: Coordenação da CT-MH do Comitê PCJ

  
  

Publicado por em