Estudantes realizam debates no Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água, 22 de março, promete ser bem agitado para os alunos do Colégio Santa Maria, localizado na zona Sul de São Paulo. Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, serão organizados

  
  

O Dia Mundial da Água, 22 de março, promete ser bem agitado para os alunos do Colégio Santa Maria, localizado na zona Sul de São Paulo. Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, serão organizados debates e sessões de vídeos sobre o tema, que objetivam conscientizar os alunos para a maior riqueza natural do Planeta e reforçar os outros projetos sobre a água que as séries já desenvolvem.

Como agentes de informação da Fundação SOS Mata Atlântica nesse projeto de cidadania, os estudantes de todas as séries do Santa Maria vão assistir aos vídeos Vozes do Tietê, que aborda questões como: o que é a água, o ciclo, a função dos rios na história, os diversos usos e conflitos, os desafios da sua contaminação e o que está sendo feito para recuperar a sua qualidade. Todos estes temas são vividos por um personagem, o Rio Tietê.

Por meio das incríveis jornadas de uma gota d’água, o Planeta Água leva aos maiores passeios aquáticos do mundo. Os estudantes vão descobrir o que torna a água tão especial e como os animais se desenvolvem para obter o máximo dela. Já o filme H2O refere-se ao Rio Tietê na cidade de São Paulo e os esforços empenhados pelo poder público e sociedade civil para sua despoluição.

Após o conteúdo exibido, os alunos vão organizar grupos de debates e reflexões sobre o tema para continuar chamando a atenção de todos para a importância da água como riqueza de todo o Planeta e como agir para manter a qualidade e a quantidade desse bem. Também vão formalizar uma análise corporativa que será entregue à Fundação SOS Mata Atlântica.

Da mesma forma, a experiência serve para embasar ainda mais os estudantes nos projetos que já desenvolvem, como o de monitoramento das águas do córrego Zavuvus, subafluente do Rio Tietê que passa pelo Colégio.

Na semana passada, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental deram início à atividade. Visitaram a comunidade São João, na zona Sul, e, junto com os moradores, fizeram a primeira coleta de água para análise, além de dinâmicas e conversas com a população para conscientizá-los sobre a importância da manutenção e limpeza da água para a qualidade de vida de quem está ao entorno do córrego.

T

ambém com o objetivo de valorizar a

importância da água não só para a sobrevivência das pessoas como para a necessidade de evitar o desperdício, alunos do 8º ano desenvolvem há oito anos o projeto Adote uma Cisterna, voltado a famílias que convivem com o drama da falta de água no semi-árido nordestino.Com o auxílio de uma Comunidade Missionária, atualmente o Colégio presta assistência para famílias do município de Umburanas, no sertão da Bahia.

As sessões de vídeos acontecem durante todo o período de aula do dia 22 de março. O

Colégio Santa Maria (www.colsantamaria.com.br) está localizado na Avenida Sargento Geraldo Santana, 890/901, no Jardim Marajoara.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, conta atualmente com três mil alunos.

Fonte: Accesso

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em