Fórum Mundial da Água

A Agência Nacional de Águas (ANA) participará da 6ª edição Fórum Mundial da Água através de um colegiado brasileiro que estará no evento

  
  
O encontro será de 12 a 17 de março, em Marselha, na França

A Agência Nacional de Águas (ANA) participará da 6ª edição Fórum Mundial da Água através de um colegiado brasileiro que estará no evento. A chamada Seção Brasil foi criada com o objetivo de agregar segmentos e instituições envolvidas com o tema água.

A sua composição atual, com vinte e dois membros efetivos do Conselho Mundial da Água e 20 instituições convidadas, coloca o País na condição de quinta nação do mundo em termos de representação nacional junto ao Conselho Mundial da Água. O encontro será de 12 a 17 de março, em Marselha, na França.

O 6º Fórum Mundial da Água, maior evento do mundo voltado para as questões em torno desse recurso natural, terá como tema “Tempo para Soluções”.

O objetivo será um só: o de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar as discussões e trocas sobre as soluções para os atuais desafios e formular propostas concretas, chamando a atenção mundial para o uso racional e sustentável deste recurso. Estima-se que 20 mil pessoas de 140 países estarão reunidas na cidade francesa para debater a questão.

Organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC – World Water Council) e o país anfitrião, o Fórum ocorre a cada três anos, sempre no mês de março, quando no dia 22 celebra-se o "Dia Mundial da Água".

Já no processo preparatório para o evento, os participantes das Américas, incluindo-se o Brasil, decidiram priorizar a abordagem de seis temas: Água e Saneamento; Água e Adaptação às Mudanças Climáticas; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Água para Alimento; Água para Energia; e Melhoria da Qualidade dos Recursos Hídricos e Ecossistemas.

Desse processo irá resultar a edição de um “Documento Regional” onde será expressa a visão das Américas para os temas prioritários, apresentando soluções efetivas para que metas preestabelecidas sejam alcançadas.

Caberá ainda à Seção Brasil a composição de um documento brasileiro, em articulação com os demais parceiros, fundamentado nas contribuições dos seis temas regionais, como registro do esforço empreendido e para distribuição entre os parceiros brasileiros que participarão do evento.

Além disso, encontra-se em fase de concepção o Pavilhão Brasil, espaço dentro do Fórum que incluirá um auditório, estandes, Media Center e um Espaço Rio+20 com intuito de apresentar soluções exitosas e boas práticas do Brasil.

Outras informações e inscrições no site: http://www.worldwaterforum6.org/en/registration/.

Fonte: Portal Bonito

  
  

Publicado por em

Gilson

Gilson

30/10/2012 15:18:34
em decorrencia da ambição das industrias mundiais,para fabricarem seus produros em meio disso, poluem e as vezes precisam de materias primas para seus faturamentos e interesse proprio em consequencia destroem as florestas e seus manancias tais como afluentes de rios,igarapes,para não falar das consequencias das perfurações de petroléo que compromete a vida marinha,ora o efeito estufae aquecimento global, esta levando o planeta para a enfermaria do hospital geral da saude mundial assim como nossas cachoeiras enfim todo nosso ecossistema.E necessario que tomemos muito cuidado para que não tenhamos falta de agua no planeta, porque teremos um massacre a vida natural ou seja toads as especieis de vida animal sera banida do seu meio ambiente por isso peçamos socorro, para todas as autoridades mundiais que estão incumbidas para que não aconteça tal catastrofe estamos unidos num só pedido de SOCORRO SOCORRO NO OBJETIVO DE CONCIENTIZAÇÃO, vamos lutar para que não sejamos vitimas do, EFEITO ESTUFA E DO AQUECIMENTO GLOBAL,os animais precisam de nossa piedade, misericordia, junto com toda a vitalidade de nossa florestas,e com indignação que estou fazendo este comentario pelo fato de não estarem nem ai pela saúde de nosso planeta, como será a vida de nossos netos e sucessores se não tivermos mais a fonte da vida, 'AGUA',será que existira, ecossistemas, biomas, nichos ecólogicos, reservas naturais, geleiras, mares, rios, canto dos passarós, rugido dos animais, canto das baleias, o brilhar do sol, o orvalho natural da noite e as estrelas será que irão brilhar no céu, assim termino meu pedido de socorro e protesto com a frase do escritor russo DESTOIVISK, que diz o'segredo da existencia humana não consiste somente em e sim procurar um motivo para vive-lá.