Fórum Mundial da Água discutirá os principais assuntos voltados para a gestão de recursos hídricos.

A cada três anos, reúnem-se no Fórum Mundial da Água representantes governamentais, de organizações internacionais, de organizações não-governamentais, de instituições financeiras e de indústrias, além de cientistas, especialistas em assuntos hídricos, em

  
  

A cada três anos, reúnem-se no Fórum Mundial da Água representantes governamentais, de organizações internacionais, de organizações não-governamentais, de instituições financeiras e de indústrias, além de cientistas, especialistas em assuntos hídricos, empresários e acadêmicos.

A idéia desse encontro internacional surgiu em 1996 no âmbito do Conselho Mundial de Água, para discutir os principais assuntos relacionados com a gestão de recursos hídricos.

O I Fórum realizou-se em Marraqueche, Marrocos, em 1997, e o II Fórum na Haia, Holanda, em 2000.O III Fórum Mundial da Água ocorre concomitantemente em três cidades japonesas (Kyoto, Shiga e Osaka) no período de 16 a 23 de março de 2003.

O Fórum discute as ações tomadas pelos diferentes países para implementar o manejo integrado dos recursos hídricos e busca soluções que permitam à comunidade internacional atingir os objetivos da Declaração do Milênio e da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johannesburg(África do Sul), em setembro de 2002, de reduzir pela metade, até 2015, o número de pessoas sem acesso a água potável e a saneamento básico.

Nos dias 21 e 22 será realizado o segmento Ministerial do Fórum, quando se formarão cinco mesas-redondas temáticas, a saber:

-1) água potável e saneamento;

-2) água para a produção de alimentos e desenvolvimento rural;

-3) prevenção da poluição e conservação de ecossistemas;

-4) mitigação de desastres e gestão de risco;

-5) gestão dos recursos hídricos e compartilhamento de seus benefícios.

Está prevista ainda sessão plenária para apresentação dos relatórios das mesas-redondas, bem como o exame e adoção de Declaração Ministerial.

Os Ministros participarão ainda de um “diálogo” multissetorial com representantes dos diferentes setores presentes no Fórum.

Além da Declaração Ministerial, o III Fórum deverá aprovar documento intitulado “Portfolio of Water Actions”, uma compilação de ações concretas de governos e organizações internacionais voluntariamente submetidas aos organizadores do evento.

A delegação do Brasil conta com a participação de representantes do Itamaraty, do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério de Ciência e Tecnologia, bem como do Diretor-Presidente e do Diretor da ANA - Agência Nacional da Água.

O Brasil será representado, no Segmento Ministerial, pelo Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Roberto Langone.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Tanto faaaaz

Tanto faaaaz

03/11/2011 19:50:01
São as cinco edições?