Gérard Moss visita a ANA

Gérard Moss visita a ANA Na tarde desta quinta-feira, 05/04, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, José Machado, se reunirá com o aviador Gérard Moss, realizador dos projetos Brasil das &A

  
  

Gérard Moss visita a ANA Na tarde desta quinta-feira, 05/04, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, José Machado, se reunirá com o aviador Gérard Moss, realizador dos projetos Brasil das Águas e Sete Rios. O encontro ocorrerá na sede da Agência, em Brasília, com o objetivo de aperfeiçoar a parceria entre a ANA e Moss.

Projeto Brasil das Águas

Devido à sua preocupação com a situação da água doce do Brasil, Gérard Moss realizou o Projeto Brasil das Águas. Entre outubro de 2003 e dezembro de 2004, por meio de vôos rasantes num avião anfíbio, o aviador coletou amostras de água. A inovadora ação permitiu que fosse feito um inédito levantamento sobre a qualidade da água nos principais rios, lagos e reservatórios brasileiros. Como parceira, a ANA recebia, analisava e divulgava os dados coletados.

Todas as regiões hidrográficas que abastecem o país foram cobertas pelos vôos, que totalizaram 120 mil quilômetros – o equivalente a mais de duas voltas ao redor do planeta.

Projeto Sete Rios

Como continuação do Brasil das Águas, foi elaborado o projeto Sete Rios, que visa a envolver os ribeirinhos e usuários na proteção de seus rios. Iniciado em 2006 e com a previsão de terminar em 2007, a ação ocorrerá nos seguintes cursos d’água: Araguaia (MT/GO/TO/PA), Grande (BA), Ribeira (PR/SP), Miranda (MS), Ibicuí (RS), Verde (MT) e Guaporé (MT/RO).

Desta vez, Gérard Moss realiza as expedições por barco ao longo dos sete rios abrangidos pelo projeto. Mediante o uso de informações colhidas na pesquisa anterior, de imagens aéreas tiradas recentemente e da coleta de novas amostras, o aviador e sua equipe mostrarão – durante palestras nas principais cidades – a situação atual dos rios às respectivas populações ribeirinhas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – ANA

  
  

Publicado por em