Hidroavião irá realizar levantamento ambiental sobre águas doces no País

O engenheiro mecânico Gérard Moss lançou na quarta-feira (4/6/2003), no Rio de Janeiro, o projeto `Brasil das Águas`. Depois de realizar a volta ao mundo em um motoplanador, em 2001, ele vai pilotar o hidroavião anfíbio Lake Renegade 250, adaptado especia

  
  

O engenheiro mecânico Gérard Moss lançou na quarta-feira (4/6/2003), no Rio de Janeiro, o projeto `Brasil das Águas`. Depois de realizar a volta ao mundo em um motoplanador, em 2001, ele vai pilotar o hidroavião anfíbio Lake Renegade 250, adaptado especialmente para a missão de fazer um levantamento ambiental inédito sobre as águas doces brasileiras.

O projeto teve início em agosto de 2003 e terá duração de um ano, tempo em que percorrerá 100 mil quilômetros coletando amostras de água de todas as bacias hidrográficas brasileiras para medir a sua qualidade.

Moss criou um sistema de captação de água, acoplado ao hidroavião, que permite a coleta de amostras durante vôos rasantes.

Uma sonda instalada a bordo do avião fará a análise imediata dos parâmetros físico-químicos da água. Outros exames das amostras coletadas, como potabilidade e contaminação por metais pesados, serão congeladas para serem examinadas posteriormente por especialistas da USP, UFRJ e UFF, instituições parceiras do projeto e que utilizarão os dados em suas pesquisas.

Será registrado, em fotos aéreas geo-referenciadas com GPS, o local de cada coleta, o que permitirá aos cientistas visualizarem as características do terreno.

O resultado desta empreitada será a mais abrangente avaliação da qualidade da água dos principais rios e lagos, utilizando a mesma metodologia em todo o país.

Outro objetivo da expedição, que tem a participação da ANA - Agência Nacional de Águas, da Embrapa e da Funasa - Fundação Nacional da Saúde, é conscientizar a população sobre o valor da água e a importância de preservá-la.

Todas as informações e resultados do projeto serão reunidos num acervo e banco de dados e disponibilizados na internet.

Fonte: Ass. de Imprensa Comitê PCJ

  
  

Publicado por em

Hugo

Hugo

27/01/2009 18:45:33
verdade o que dizem aqui