Hotel no Guarujá adota sistema de reaproveitamento de água

O Sofitel Jequitimar Guarujá, resort da rede Accor recém-construído na Praia de Pernambuco, no Guarujá, litoral paulista, adotou já na etapa de projeto o sistema Acquasave de reaproveitamento da água de chuva.

  
  

O Sofitel Jequitimar Guarujá, resort da rede Accor recém-construído na Praia de Pernambuco, no Guarujá, litoral paulista, adotou já na etapa de projeto o sistema Acquasave de reaproveitamento da água de chuva.

"Escolhemos o sistema pensando na preservação ambiental, e também na otimização dos recursos da infra-estrutura", conta Marcos Salgado, gerente de manutenção do hotel. O sistema está sendo implantado também em outros hotéis brasileiros, que "apostam na economia e na proteção ao meio ambiente proporcionada pelo Acquasave", explica Paulo Schaefer, diretor da empresa.

A água pluvial recolhida e armazenada por meio do sistema Acquasave é utilizada em seguida na irrigação da área ajardinada do hotel e para a descarga dos vasos sanitários, de modo a ser descartada no esgoto hidrossanitário dos apartamentos. As vantagens são muitas, ressalta o gerente do Sofitel: "Além de preservarmos o meio ambiente, uma vez que parte da água utilizada no hotel vem de fonte natural (chuva), conseguimos redução no consumo de água potável e racionalizamos o uso das bombas de recalque, com economia de energia elétrica".

A implantação do sistema Acquasave é recente, mas a equipe do Sofitel já prevê que, no período de pouca chuva, conseguirá gerar uma economia de água em torno de 1.000 m³ por mês; e, na época de chuvas constantes, a estimativa é que este número suba para 2.000 m³ por mês, o que significará a redução no consumo de água de aproximadamente 15.000 m³ por ano.

O engenheiro Paulo Schaefer, acredita que aos poucos o brasileiro está entendendo que a água que cai nos telhados deve ser mais bem aproveitada antes de sumir pelos ralos. "Há cinco anos, falar em aproveitamento de água de chuva no Brasil era coisa só para ecologistas; hoje é uma realidade, e as empresas e pessoas físicas já constroem pensando neste uso. O desperdício habitual precisa dar lugar ao uso inteligente da água", afirma Schaefer.

Fonte: Jornal de Turismo

  
  

Publicado por em

Luciana

Luciana

11/04/2009 22:17:46
Oiie achei super importante, otima essa idéia estão de parabéns Beijos

Lyanne Rehder

Lyanne Rehder

Oi Luciana, Agora que vc já sabe que tem empresa se preocupando com o meio ambiente, procure usar os serviços e produtos dessas empresas e questione aquelas que ainda não fazem nada pelo meio ambiente ;) abs