Instituído Comitê da Bacia do Rio Verde Grande

O vice-presidente José Alencar assinou decreto instituindo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande, localizado nos estados da Bahia e Minas Gerais. O decreto, publicado no dia 3/12 no Diário Oficial da União, define que o comitê será um órg

  
  

O vice-presidente José Alencar assinou decreto instituindo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande, localizado nos estados da Bahia e Minas Gerais.

O decreto, publicado no dia 3/12 no Diário Oficial da União, define que o comitê será um órgão colegiado e vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), com
atribuições normativas, deliberativas e consultivas.

De acordo com o coordenador do Escritório Técnico da Bacia, Luz Lôbo, o comitê é a instância competente para deliberar sobre as ações a serem desenvolvidas em favor da recuperação e do gerenciamento das águas do Verde Grande.

O rio Verde Grande nasce no município de Bocaiúva, em Minas Gerais e sua foz fica em Malhada na Bahia. Atualmente o Verde Grande apresenta problemas de escassez de água e assoreamento além de diversos conflitos pelo uso da água envolvendo irrigantes e agricultores ao longo da bacia.

A Agência Nacional de Águas - ANA – estima a existência de 8.000 poços perfurados na bacia. O Comitê do Verde Grande é o sétimo Comitê de Rio de Domínio da União a ser instalado no País.

Os outros comitês são: Paraíba do Sul (SP, MG e RJ),Doce (MG e ES), São Francisco ( GO,DF, MG, BA, PE, AL e SE) , Paranaíba ( GO, DF, MT e MG),Pomba Muriaé(MG e RJ) e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (SP e MG).

Mais informações pelo tel.:(38)3212-8803,por email ou no site da ANA.

Fonte: SRH/MMA

  
  

Publicado por em