Instituto Oceanográfico de Santos é sede de exposições marítimas

O Instituto Oceanográfico de Santos - IOS está sediando duas exposições com temas ligadas ao mar. Uma é a mostra sobre A História da Navegação, além da réplica do Titanic, que estão à disposição dos visitantes, de segunda a domingo, das 9 às 18 horas. A e

  
  

O Instituto Oceanográfico de Santos - IOS está sediando duas exposições com temas ligadas ao mar. Uma é a mostra sobre A História da Navegação, além da réplica do Titanic, que estão à disposição dos visitantes, de segunda a domingo, das 9 às 18 horas. A entrada é franca.

A História da Navegação contempla a evolução das embarcações utilizadas como meio de transporte em períodos de guerra, conquistas e paz, no mundo inteiro, desde 9 mil anos antes de Cristo. São mais de 15 miniaturas construídas ao longo dos séculos, contendo curiosidades da época e informações técnicas.

As maquetes dos barcos, confeccionadas pelo
catarinense Meinhard Horn, falecido no mês passado, foram desenvolvidas baseadas em fotos e pinturas e, posteriormente, montadas através de projetos em escala.

Os materiais utilizados foram criteriosamente escolhidos de forma a tornar as maquetes fiéis às embarcações originais.

Uma dessas raridades é o Papiro, um barco egípcio de 2mil anos antes de Cristo. Há, ainda, uma nau da capitania de Pedro Álvares Cabral, do ano de 1500, além de um grande Galeão.

Mas o destaque fica por conta da impecável réplica de um dos mais famosos navios do mundo, o Titanic, feita em madeira, cujo projeto e construção foram desenvolvidos pelo artesão Manoel dos Santos, e pintura e acabamento ficaram por conta de José Antonio Frezza. A peça tem 2,70 metros de comprimento e impressiona pela riqueza de detaques. Iluminada, fica ainda mais bonita.

As obras ficarão expostas até 18 de maio, com exceção do Titanic, que permanecerá durante seis meses. O IOS funciona no Campus Ponta da Praia do Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte, a avenida Saldanha da Gama, nº 89.

Fonte: Assessoria de Imprensa - UNIMONTE

  
  

Publicado por em