Marina Silva e outros ministros lançam hoje a `Semana da Água`

A Semana Nacional da Água será aberta hoje, segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Durante a cerimônia, a partir das 17h, no Cine Brasília, serão anunciados programas federais para levar água a populações qu

  
  

A Semana Nacional da Água será aberta hoje, segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Durante a cerimônia, a partir das 17h, no Cine Brasília, serão anunciados programas federais para levar água a populações que sofrem com a escassez, como o Água Doce, além de campanhas pela preservação e pelo consumo racional dos recursos hídricos. Haverá, ainda, o pré-lançamento do filme Espelho d´água - Uma viagem pelo Rio São Francisco.

Entre os dias 20 e 26, a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e a Agência Nacional de Águas (ANA) promovem uma série de seminários, abertos ao público, abordando a gestão e o bom uso da água no Brasil. Também participam do lançamento da Semana da Água o secretário de Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra, e o diretor-presidente da ANA, Jerson Kelman.

Marina Silva lembra que o Ministério do Meio Ambiente vem trabalhando em parceria com os mais variados segmentos da sociedade, com Comitês de Bacias Hidrográficas, com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e com outros setores organizados para levar água de boa qualidade a uma parcela da sociedade brasileira que ainda sofre com a escassez ou com a poluição da água.

`A construção de cisternas no Semi-Árido, o Programa Água Doce, a ampliação do CNRH, o combate à desertificação, a construção do Plano Nacional de Recursos Hídricos são exemplos de iniciativas desenvolvidas em parceria com a sociedade civil e outras
instâncias de governo`.

O Ministério do Meio Ambiente está apoiando ainda a Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano tem como lema Água, Fonte de Vida. A campanha quer alertar o país sobre os problemas decorrentes da poluição e do mau uso das águas.

Água Doce :

No Semi-Árido brasileiro vivem cerca de dezoito milhões de pessoas, em uma área de quase 900 mil quilômetros quadrados, semelhante a do estado do Mato Grosso. A
maioria da água disponível está no subsolo, com elevado teor de sal, causando danos à saúde se for consumida.

Para tentar solucionar o problema, desde a década de 1980 foram perfurados mais de cem mil poços (muitos clandestinos) e instalados cerca de dois mil aparelhos dessalinizadores na área, que envolve o norte de Minas Gerais e nove estados do Nordeste.

No entanto, a maior parte dos poços e dos dessalinizadores está hoje desativada. As causas seriam o baixo envolvimento comunitário na elaboração e implantação dos projetos e a falta de um programa de manutenção dos equipamentos e para dar um destino adequado aos resíduos, o que acabou gerando impactos ambientais.

Agora, por meio do Água Doce, serão instalados novos equipamentos de dessalinização em poços tubulares e recuperados aqueles dessalinizadores que apresentarem condições de reaproveitamento. E quando for possível, a dessalinização será associada a sistemas locais de produção, com o aproveitamento dos resíduos em aqüicultura, irrigação de plantas que absorvam sal em quantidade e com potencial para alimentação de caprinos, além produção de sal, entre outros usos.

Serão priorizadas as comunidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano e que disponham de águas com elevado teor de sal, principalmente aquelas atendidas pelo Fome Zero e que apresentarem menores quantidades de chuvas e de abastecimento de água.

Participam do Comitê Gestor do Água Doce dez ministérios, a Secretaria de Aqüicultura e Pesca, além dos estados e de organizações da sociedade civil do Semi-Árido.

Espelho :

O filme Espelho d´Água - Uma Viagem no Rio São Francisco vai trazer um pouco da história do manancial, contada em tom de fábula e misturando lendas e realidade, levando à tela alguns personagens do rio que corta cinco estados brasileiros.

A direção é de Marcus Vinícius Cezar e a produção de Carla Camurati. No elenco, Fábio Assunção, que participará do pré-lançamento, Carla Regina e outros.

Exposição :

No sábado (20), antecedendo o lançamento oficial da Semana da Água, foi aberta a exposição Água Brasilis - Natureza e Homem no Curso da História, no Pátio Brasil Shopping, e, no domingo (21), foi realizada a Caminhada das Águas.

A exposição vai trazer a história do uso da água no Brasil passando por diversos ciclos econômicos, e pretende chamar a atenção do público para a necessidade da preservação do recurso natural. A mostra é patrocinada pela organizada pela Estação Ciência da Universidade de São Paulo e Serviço Social do Comércio (Sesc),e vai funcionar das 10h às 22h, até o dia 31.

A concentração para a Caminhada será a partir das 8h na Paróquia Padre Pio Santo, no Setor Sudoeste, e conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb).

Fonte: MMA

  
  

Publicado por em