Nasa lançou robô para procurar água em marte

Uma das mais complexas missões espaciais já empreendidas pela Nasa, a agência espacial dos EUA, partiu na terça-feira, 11/6, na direção de Marte. Com dois dias de atraso, um foguete Boeing Delta II foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, à

  
  

Uma das mais complexas missões espaciais já empreendidas pela Nasa, a agência espacial dos EUA, partiu na terça-feira, 11/6, na direção de Marte.

Com dois dias de atraso, um foguete Boeing Delta II foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 13h58 (hora local; 15h58 em Brasília), levando a cápsula em que, em janeiro de 2004, o primeiro robô geólogo da missão Mars Exploration Rover (MER) vai chegar ao planeta vizinho.

O lançamento foi adiado por dois dias consecutivos por causa do mau tempo na Flórida. Em 39 minutos de viagem, o foguete colocou a cápsula na rota que o levará até Marte.

O robô Spirit não estará sozinho no planeta vermelho. Em outro ponto de Marte, no mesmo mês, pousou Oportunity, uma máquina idêntica. Os dois estão incumbidos de uma pesquisa ousada: descobrir, com instrumentos nunca antes usados na superfície de Marte, onde foi parar a água do planeta vizinho.

Fonte: Agências internacionais

  
  

Publicado por em