O desperdício é o maior inimigo da água no Brasil

O desperdício é o maior inimigo da água no Brasil. A perda começa com as redes de distribuição e abastecimento e piora nas residências. De acordo com a Agenda 21 da Companhia de Sabesp - Saneamento Básico do Estado de São Paulo, o sistema de produção e di

  
  

O desperdício é o maior inimigo da água no Brasil. A perda começa com as redes de distribuição e abastecimento e piora nas residências. De acordo com a Agenda 21 da Companhia de Sabesp - Saneamento Básico do Estado de São Paulo, o sistema de produção e distribuição de água para abastecimento das residências produz anualmente cerca de 4,68 bilhões de metros cúbicos de água. Sendo as perdas calculadas em 45% ou seja 2,08 bilhões de metros cúbicos.

O pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP - Universidade de São Paulo, Aldo Rebouças, especialista em recursos hídricos e meio ambiente, disse em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, que as empresas de distribuição de água no Brasil têm um dos maiores índices de desperdício do mundo.

"Perde-se entre 40% e 60% da água tratada e injetada na rede em vazamentos ou em problemas como ligações clandestinas e roubo da água. Afora isso, 70% da água entregue é desperdiçada no uso com banhos demorados, vazamentos de torneiras e descargas".

Para exemplificar o desperdício da água, o pesquisador lembra das bacias sanitárias. "A descarga comum gasta entre 18 e 20 de litros, enquanto a mais econômica, cerca de 6 litros. Mas a maior parte das pessoas não sabe e não há uma campanha de informação sobre o assunto".

De acordo com informações da ANA - Agência Nacional de Águas, o setor da agricultura é o maior esbanjador de água do país. Setenta por cento da água doce do Brasil é utilizada na agricultura.

Segundo Aldo Rebouças, dos 3 milhões de hectares irrigados no Brasil, 93% deles usa os métodos menos eficiente do mundo, como o espalhamento superficial, em que a água escorre por sulcos.

Sessenta por cento da água evapora ou se perde com esse método criado pelos egípcios em 3.500 A.C. Alcides Faria, presidente da ONG Ecoa - Ecologia e Ação e secretário executivo da Coalizão Rios Vivos, lembra que na conta do desperdício da água também devem ser consideradas as perdas de energia, tendo em conta que 97% da energia consumida no Brasil são de hidrelétricas.

Apesar do Brasil ter aproximadamente 8% de toda água doce superficial do planeta, cerca de 36% das moradias, ou seja aproximadamente 20 milhões de residências, não têm acesso a água de boa qualidade, de acordo com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Se existe algum culpado pela escassez de água no Brasil e no mundo, certamente não é a natureza.

Apesar de algumas regiões terem nascido em meio a vastos suprimentos de água, e outros, sobre superfícies áridas, o total hídrico é suficiente para todos. É importante lembrar que a água é um recurso natural finito porém renovável: rios, lagos e lençóis subterrâneos são capazes de repor seus suprimentos, desde que a humanidade não os esvazie rápido demais ou os contamine.

Fonte: Ecologia em Notícias

  
  

Publicado por em

Thaty braga

Thaty braga

24/11/2011 17:20:57
Eu acho que nós devemos ter mais consciência.

JUAN FELIPE ALVES PATRICIO DE SOUZA

JUAN FELIPE ALVES PATRICIO DE SOUZA

14/06/2011 11:31:38
Na minha escola esta estudando fazendo trabalhos sobre o desperdicio de agua no Brasil, eu adorei! Achei muito bom, eu encontrei o que queria.

SIMONE VIANA BARROS

SIMONE VIANA BARROS

26/05/2010 11:36:54
BOM, REALMENTE ESTOU ESTUDANDO SOBRE O DESRPEDICIO DA ÁGUA E ACHEI MUITO INTERRESANTE TODOS OS COMENTARIOS. ACHO QUE SE CADA UM FIZER A SUA PARTE O NOSSO BRASIL VAI MUDAR COM CERTEZA. EI DE ESTÁ ESPERANDO. VAMOS LUTAR CONTRA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA PORQUE DAQUI UNS DIAS ESTAREMOS SEM E ISSO QUE VC QUER??

Anônimo

Anônimo

05/05/2009 20:05:02
Todos temos que fazer a nossa parte em relação ao desperdício de água.
É uma realidade? Sim.
Pode ser mudada? Sim.

Então por que não? Todos fazendo um pouco conseguiremos um mundo melhor!!

Evilyn

Evilyn

22/04/2009 15:19:06
Acho que devemos economizar mais, porque a água é um dos bens mais preciosos das nossas vidas. Então nós devíamos economizar o máximo possivel.

Nívia Carla Rodrigues

Nívia Carla Rodrigues

16/12/2008 11:11:56
Acho que cada um deve fazer sua parte, que são coisas simples, desde fechar a torneira ao escovar os dentes, como encarar que a agricultura não é apenas uma atividade que desperdiça água, mas sim, quando bem manejada, uma forma de reposição de água nos lençóis e preservação do solo contra erosões.

GISELE SANT ANA LEMOS

GISELE SANT ANA LEMOS

14/12/2008 20:53:55
O BRASIL É UM PAÍS RECONHECIDO POR SEUS RECURSOS NATURAIS, OS RIOS E SEUS MANANCIAIS. PRECISAMOS NOS PREPARAR PARA O FUTURO E JÁ CONSIDERARMOS ESSES RECURSOS COMO O OURO DO PASSADO...OBSERVANDO NOSSAS DIVISAS E CUIDANDO. Á ÁGUA COMO O PETRÓLEO. RIQUESA E SAÍDA AO FUTURO DO PAÍS NO MUNDO.

Cayu

Cayu

07/11/2008 15:22:54
acho que o governo devia tomar providencias e todos deviam tomar providencias

Danielle

Danielle

06/11/2008 10:57:35
Adorei!

Adriane

Adriane

06/09/2008 23:10:13
acho que nosso pais precisa economizar nossa agua ,pois se ela acabar ela vai ser alvo de conflitos entre os pais