O documento `Carta Social das Águas` foi lançado em Cotia-SP

Na abertura do Fórum Parlamentar das Águas - na noite de sexta-feira (21), em Cotia (SP), no Fórum Social das Águas - o idealizador do evento, Leonardo Morelli, comunicou aos parlamentares presentes que os representantes da sociedade civil no Fórum Mundia

  
  

Na abertura do Fórum Parlamentar das Águas - na noite de sexta-feira (21), em Cotia (SP), no Fórum Social das Águas - o idealizador do evento, Leonardo Morelli, comunicou aos parlamentares presentes que os representantes da sociedade civil no Fórum Mundial da Água, no Japão, viraram as costas oficialmente para aquele evento.

Ele afirmou que espera que o Fórum de Cotia concretize um espaço de construção de alternativas para um modelo de controle social das águas e que para isso é importante a atuação dos parlamentares.

Leonardo passou a palavra ao presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, maior liderança governamental presente no encontro. O deputado afirmou que alguns dos desafios para a câmara será a retomada dos debates sobre importantes questões ambientais como o projeto de lei do saneamento, o projeto dos resíduos sólidos e a questão da Mata Atlântica. Diante de deputados federais, estaduais e vereadores das regiões sul e sudeste do País, o presidente da Câmara propôs receber em seu gabinete uma comissão representativa, apontada pelo Fórum Social das Águas, para estudar as deliberações deste evento.

Os demais parlamentares falaram sobre temas como os contratos de concessões de saneamento, a participação social na gestão, os projetos de lei, as iniciativas de nível local, a interface entre parlamentares e comunidades, entre outros temas.

Os debates do Fórum Social das Águas terminam no sábado, (22/3) quando os participantes lançaram a Carta Social das Águas, um documento final do encontro. No domingo (23/3) ocorreu a festa de encerramento.

Fonte: EcoAgência de Notícias

  
  

Publicado por em