Ong premia cidades que combatem o desperdício de água

Combater o desperdício de água em todas as cidades no Brasil e exterior através de cursos e premiar os municípios que melhor aplicarem as técnicas com vistas a minimizar o problema. Assim a organização não-governamental de Curitiba (PR), `Água e Cidade`,

  
  

Combater o desperdício de água em todas as cidades no Brasil e exterior através de cursos e premiar os municípios que melhor aplicarem as técnicas com vistas a minimizar o problema. Assim a organização não-governamental de Curitiba (PR), `Água e Cidade`, pretende incentivar a proteção do líquido para o futuro. A missão da organização é educar para um uso racional da água nas cidades e a preservação dos rios urbanos.

Por isso, há três anos, premia gestores da água nas cidades, no Brasil e no mundo.Os cursos são totalmente gratuitos e realizados em Curitiba/PR.

O Prêmio `Água e Cidade`é um dos instrumentos de sistema de reconhecimento que a ong disponibiliza para a sociedade, visando aumentar o nível de conscientização sobre a necessidade, cada vez maior, do uso racional da água.

Ele tem como objetivo conscientizar e mobilizar as empresas e as organizações em geral e, através delas, a sociedade sobre a importância estratégica da conservação
da água, o principal insumo a ser considerado no desenvolvimento sustentável.

Os responsáveis pela ong explicam que, para todas as empresas, entidades ou organizações, são criadas `equipes da água`, composta por `voluntários da água`, eleitos ou indicados entre os colaboradores nas suas empresas, para o `manejo da água`. Cada organização deve nomear seu `gestor da água`, que será o responsável pela coordenação dos trabalhos.

O curso de gestor da água tem duração de oito horas. Nele os gestores são treinados, capacitados e certificados para utilizar o Manual de Avaliação do Prêmio Água e Cidade, sendo também `auto-avaliador`da empresa onde trabalha.

No curso são apresentados oito critérios para dimensão da aplicação: Planejamento e coordenação; Infra-estrutura e organização; Mobilização e sensibilização; Procedimentos; Tecnologia; Manutenção e atualização; Controle e Gerenciamento; Resultados; Inscrição para o Prêmio.

Já no curso de examinador externo, que também tem oito horas de duração, os profissionais independentes (dois para cada empresa a ser avaliada), são igualmente `voluntários`, mas participantes e credenciados em entidades especializadas, especialmente escolhidas pela Equipe de Profissionais, (contratada pela Água e Cidade para coordenação do Prêmio Água e Cidade, onde farão o mesmo trabalho de avaliação).

Assim, cada empresa será avaliada três vezes: pelo `gestor da água` e por dois `examinadores externos`. O Prêmio Água e Cidade é evolutivo no seu conteúdo
para promover mudanças e o comprometimento das organizações, de forma permanente.

Uma `Banca de Juízes`, composta por pessoas de grande significado para a questão da água e da `cidadania empresarial e o compromisso social e ambiental das empresas`, sem a possibilidade de identificar as empresas inscritas, vai indicar os vencedores, com base nos relatórios de auto-avaliação e dos
`examinadores-externos`.

A pontuação obtida na participação do Prêmio Água e Cidade - nas diferentes modalidades -, poderá ser exibida pelas organizações participantes (a seu critério),como forma de demonstrarem e divulgarem a qualidade das respectivas gestões no uso racional da água e na conservação do meio ambiente. A pontuação seria uma forma da Água e Cidade reconhecer o esforço de cada organização nos assuntos de gestão da água, conforme explicam a entidade.

Por outro lado, o `diploma do grau de empresa consciente`ou documento equivalente, a ser conferido pela Água e Cidade para aquelas empresas que desejarem, de forma quantitativa, seria uma contribuição para conscientizar e mobilizar a sociedade para o tema do uso racional da água e a conservação dos rios urbanos, permitindo comparações e classificações.

A `Metodologia estruturante`do Prêmio Água e Cidade, vai ajudar também aquelas empresas que desejam a obtenção de algum tipo de certificação (ISO 14000). A certificação não é o objetivo do Prêmio Água e Cidade, mas vai ajudar na estruturação da gestão responsável da água por parte das candidatas. Além disso, o prêmio confere aos ganhadores divulgação gratuita de seu trabalho no âmbito da água, proporcionando um marketing positivo.

Fonte: Estação Vida

  
  

Publicado por em

Juliana

Juliana

25/09/2008 18:52:18
Achei bom essa idéia,mais eu acho que as pessoas tinham que economizar mesmo sem cursos e concorrencia...
para ajudar a combater o desperdício !