Pesquisadores da Unicamp delimitam aqüíferos na região de Campos-RJ

Pesquisadores da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas delimitaram e batizaram quatro grandes aqüíferos na região do município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. O trabalho, que demandou dois anos de pesquisa e rendeu uma dissertação

  
  

Pesquisadores da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas delimitaram e batizaram quatro grandes aqüíferos na região do município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.

O trabalho, que demandou dois anos de pesquisa e rendeu uma dissertação de mestrado, constitui importante ferramenta para a gestão das águas subterrâneas em uma região onde o abastecimento da população tem se tornado cada vez mais crítico, sobretudo após a recente contaminação por poluentes industriais do rio Paraíba do Sul, principal manancial da região.

Só para se ter uma idéia do potencial representado pelos aqüíferos estudados pelos cientistas da Universidade, basta saber que a reserva total do mais promissor deles, batizado de Quaternário Deltaico, é de 11,7 bilhões de metros cúbicos.

Em apenas um poço, é possível captar uma média de 140 metros cúbicos por hora, volume suficiente para abastecer uma cidade de 13,5 mil habitantes.

Embora a coordenadora da pesquisa, professora Sueli Yoshinaga Pereira, do Instituto de Geociências da Unicamp, afirme que o trabalho não foi propriamente uma descoberta dos quatro aqüíferos, o tamanho, a importância e a viabilidade econômica dos reservatórios eram até então desconhecidos.

De acordo com ela, já se sabia que a região de Campos dispõe de recursos hídricos subterrâneos significativos. Mas até então, explica, essas reservas não haviam sido delimitadas.

`Como Campos é uma importante bacia petrolífera, nós dispúnhamos de vários dados sobre a composição geológica, mas poucas informações a respeito da hidrogeologia, principalmente em relação à parte continental, onde estão os aqüíferos. O que nós fizemos foi buscar mais detalhes a esse respeito`.

Fonte: Jornal da Unicamp

  
  

Publicado por em