Plantio de mudas nas margens do Rio Mathias Almada no dia mundial da Água

FOZ DO IGUAÇU - Para comemorar o Dia Mundial da Água, nesta quinta-feira (22), Secretaria Municipal de Meio Ambiente organizou uma série de atividades. Na quinta-feira, serão plantadas – pela manhã - cerca de cinco

  
  

FOZ DO IGUAÇU - Para comemorar o Dia Mundial da Água, nesta quinta-feira (22), Secretaria Municipal de Meio Ambiente organizou uma série de atividades. Na quinta-feira, serão plantadas – pela manhã - cerca de cinco mil mudas nas margens do Rio Mathias Almada. Já no sábado, dia 24, voluntários vão realizar um mutirão de limpeza neste mesmo rio.

A escolha do Mathias Almada para receber os cuidados nessa data tão especial deve-se ao estado de degradação do curso d’água. “Essas ações fazem parte do processo de recuperação de mais este rio no município a exemplo do que já vem acontecendo com o Arroio Dourado e Rio Tamanduá”, explicou o diretor da Secretaria de meio Ambiente, Marco Aurélio Mattos de Lima.

O trabalho iniciou com a vistoria de todas as propriedades lindeiras. Equipes de campo também orientaram moradores sobre as ações que serão desenvolvidas. Também foi realizado levantamento para identificar a quantidade de mudas de árvores que serão necessárias para recuperar a mata ciliar do rio Almada e demais intervenções necessárias.

A prefeitura fornece toda orientação técnica necessária e as mudas nativas, os proprietários, por sua vez, se comprometem com a limpeza e o isolamento das áreas de preservação permanente e pelo plantio das árvores.

O Rio Mathias Almada nasce em Três Lagoas e deságua no Rio Paraná, a jusante da barragem de Itaipu, na região do bairro Porto Belo. Sua extensão é de aproximadamente de 12.300 metros. De acordo com as informações preliminares, a área de Preservação Permanente do Rio Almada é de 738.000 m².

Fonte: Agência Brasileira de Notícias

  
  

Publicado por em