População é convidada a definir o futuro do Lago Guaíba no Rio Grande do Sul

No Ano Estadual das Águas, a sociedade pode opinar sobre os usos das águas da Bacia do Lago Guaíba (RS). Consultas públicas, neste mês, vão discutir, com a população dos municípios que constituem a Bacia, as atividades desejadas para os próximos anos.

  
  

No Ano Estadual das Águas, a sociedade pode opinar sobre os usos das águas da Bacia do Lago Guaíba (RS). Consultas públicas, neste mês, vão discutir, com a população dos municípios que constituem a Bacia, as atividades desejadas para os próximos anos.

As reuniões abertas ao público, promovidas pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia do Lago Guaíba, pelo Departamento de Recursos Hídricos (DRH) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), com o apoio da Concremat Engenharia e Tecnologia, serão realizadas de 15 a 29 de setembro, em três cidades, contando com a participação das comunidades dos 14 municípios da Bacia.

Nos dias 15, 21 e 29, em Porto Alegre, os cidadãos vão ter oportunidade de dizer o que querem fazer com as águas. Além da população da Capital, são esperados os moradores de Viamão e de Canoas.

Em Guaíba, dia 16, será a vez de seus habitantes e dos vizinhos de Triunfo, Eldorado do Sul e Nova Santa Rita opinarem. No encontro em Barra do Ribeiro, dia 22, os residentes de Barão do Triunfo, Sentinela do Sul, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Tapes e Cerro Grande do Sul devem engrossar a lista de pessoas que querem se manifestar a respeito da utilização das águas.

Nos encontros, o público vai ter um panorama sobre a atual situação da Bacia. Será lançado e entregue a todos o 2º Caderno de Informações do Comitê com dados atualizados da Bacia Hidrográfica.

Após, os participantes vão responder a um questionário, com o objetivo de identificar os usos das águas considerados como mais importantes e que querem garantir para o futuro.

Os resultados das consultas públicas vão subsidiar a proposta de pré-enquadramento das águas da Bacia elaborada pela FEPAM e pelo Comitê do Lago Guaíba. No final do processo, serão discutidas as ações necessárias para compatibilizar os usos sugeridos, garantindo a qualidade e quantidade exigidas das águas para o desenvolvimento das atividades ao longo do tempo.

Consultas Públicas de Pré-Enquadramento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba

Dia 15/09/04 - 14h às 18h – Auditório da EMATER – Rua Botafogo, 1051 – Menino Deus – Porto Alegre

Dia 16/09/04 - 14h às 18h – Câmara Municipal de Guaíba – Av. 7 de Setembro, 325 – Centro – Guaíba

Dia 21/09/04 - 18h às 21h – AABB – Av. Coronel Marcos, 1000 – Ipanema – Porto Alegre

Dia 22/09/04 - 14h às 18h – Salão na localidade de Douradilho (perto do Restaurante das Cucas) Barra do Ribeiro

Dia 29/09/04 - 14h às 18h – Auditório da FARSUL – Praça Prof. Saint Pastous, 121 – C. Baixa – Porto Alegre

Fonte: Beth Nunes

  
  

Publicado por em