Projeto Roda d’água, um programa de educação para a Água, receberá certificação

O Roda d’água é um projeto de formação de educadores voltado especialmente às questões mais relevantes sobre a proteção, recuperação e conservação dos recursos hídricos dentro de uma bacia hidrográfica, e tem como objetivo buscar soluções coletivas

  
  

O Roda d’água é um projeto de formação de educadores voltado especialmente às questões mais relevantes sobre a proteção, recuperação e conservação dos recursos hídricos dentro de uma bacia hidrográfica, e tem como objetivo buscar soluções coletivas e integradas junto aos educadores.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Sorocaba desde o início da atual gestão, contando com o apoio institucional do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), importante
organismo de gestão participativa da água, formada por representantes do governo municipal, do estado e da sociedade civil organizada.

A empresa OAK Educação & Meio Ambiente foi contratada para o desenvolvimento da metodologia de implantação do projeto, bem como a produção do material de orientação para os educadores. É um exemplo de como a união entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil podem gerar bons frutos.

“Investir em educação é ter retorno certo. Partindo da premissa que ao apropriar-se de novos conceitos em educação ambiental, para refletir e reforçar o seu significado, o professor socializará suas experiências com seus alunos que, por sua vez, serão os multiplicadores das novas ações fora do ambiente escolar.

O Projeto Roda D’água faz parte do programa de meio ambiente e qualidade de vida desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba. O nosso objetivo é oferecer aos alunos uma melhor proposta educacional na área ambiental e que será de grande valia na formação da cidadania de nossas crianças”, declara o prefeito da cidade, Renato Amary.

Segundo a diretora de desenvolvimento da OAK Educação & Meio Ambiente, Rosana Vazoller, a municipalização do Ensino Fundamental e o investimento em capacitação dos professores traz a condição ideal para a efetiva
implantação dos programas de Educação Ambiental.

“Adequando o programa à realidade do local, os resultados são mais visíveis, são efetivos”, explica.

Neste ano a certificação tem um valor especial. A participação no projeto trará pontuação em carreira para estes professores da rede municipal de ensino de Sorocaba.

Os educadores, além de contribuírem fundamentalmente para a formação de uma consciência ambiental, têm a oportunidade de aprimorar-se profissionalmente, aspecto que dá novo sabor à conquista.

São ao todo 144 professores,coordenadores, supervisores, professores formadores e diretores das escolas do ensino fundamental participaram do projeto de formação.

Desde a criação do programa, em 1998, já participaram 400 educadores, atingindo um total de 32 escolas e cerca de 21 mil alunos da rede municipal.

Para estes professores e para os organizadores do projeto, é gratificante ver que o projeto já tem os primeiros resultados práticos, que as escolas estão incluindo o tema meio ambiente & água no seu dia-a-dia, com desdobramentos que extrapolam os muros da escola, alcançando efetivamente a comunidade.

Os desdobramentos incluem, por exemplo, a realização de eventos como o Encontro Infanto Juvenil do Meio Ambiente, II Interfeira de Ciências – Projeto Laboratório de Ciências e Projeto Roda d’água e desfile anual de aniversário da cidade de Sorocaba, momentos nos quais se abordou a necessidade do olhar e da interferência sobre as questões relacionadas à gestão racional das águas.

Sobre o Projeto

O Roda d`água é um projeto de Educação Ambiental que apresenta um conjunto de subsídios, materiais e sugestões de atividades para o desenvolvimento e a formação em Educação Ambiental, no qual a água - mais especificamente os corpos d`água delimitados regionalmente por uma bacia hidrográfica - é o ponto de partida para a abordagem, o conhecimento, a aprendizagem, as discussões, as conclusões e, finalmente, a tomada de atitudes em busca da preservação, da recuperação e da proteção do meio ambiente.

O Projeto Roda d`água propicia condições para que, a partir de ações locais - a serem iniciadas na escola e em outras instituições -, sejam trilhados os caminhos necessários à transformação social, através de uma educação que contemple o meio ambiente.

A responsabilidade dos envolvidos no Projeto, como cidadãos, é constantemente abordada, e todas as etapas motivam para ações e para a difusão efetiva de valores.

Desenvolvido em todas as escolas públicas municipais de Sorocaba desde 2001, o projeto Roda d`água integra-se aos programas desenvolvidos pela prefeitura, por meio da Secretaria da Educação e Cultura. Os professores que participaram do programa de formação receberam o material de apoio, que inclui cadernos de orientação por ciclos para o professor e o mapa da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê.

O desenvolvimento da metodologia de implantação, elaboração de material de apoio e assessoria para a formação dos educadores foi de responsabilidade da empresa paulista OAK Educação e Meio Ambiente, que desde 1998 trabalha na pesquisa e atualização do Projeto Roda d`água.

Fonte: AG Comunicação Ambiental

  
  

Publicado por em