Secretário de Recursos Hídricos participou de reunião na Argentina do Projeto Aqüífero Guarani

O Secretário de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, participou nos dias 20 e 21 de novembro , em Buenos Aires, Argentina , da reunião do CSDP - Conselho Superior de Desenvolvimento do Projeto Aquífero Guarani. Durante o evento foi aprovado o Plano de

  
  

O Secretário de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, participou nos dias 20 e 21 de novembro , em Buenos Aires, Argentina , da reunião do CSDP - Conselho Superior de Desenvolvimento do Projeto Aquífero Guarani.

Durante o evento foi aprovado o Plano de Operação do Projeto para 2004 e analisados os regulamentos do Fundo do Cidadão e do CSDP. Também foi discutida a declaração conjunta de intenções entre Brasil, Paraguai,Argentina e Uruguai, que são os países onde está localizado o Aquífero Guarani, maior reservatório de água doce do mundo.

No próximo ano,serão desenvolvidos estudos, atividades, licitações e levantamentos geológicos sobre o Projeto. A Organização dos Estados Americanos é a agência executora internacional do Projeto e o Banco Mundial é o
organismo financiador. O período de execução do projeto é de quatro anos (2003-2007).

Em cada país foi estruturada uma Unidade Nacional. No Brasil, foram organizadas unidades estaduais de execução do Projeto nos oito estados beneficiados pelo Aqüífero (MG, MT, MS, GO, SP, SC, PR e RS).

A região de Ribeirão Preto, SP, foi escolhida como área piloto porque é totalmente abastecida pelo Aqüífero Guarani e dispõe de vasto conhecimento sobre esta reserva de água subterrânea.

O projeto tem por objetivo consolidar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento hidráulico do Aqüífero; estabelecer um sistema de gestão descentralizado e participativo, reunindo os órgãos públicos, os usuários e a sociedade civil organizada; fomentar a participação pública, a educação ambiental e a comunicação social,de modo a garantir as reservas de água subterrânea para as atuais e futuras gerações.

Fonte: SRH/MMA

  
  

Publicado por em

Isabela

Isabela

27/09/2008 22:26:46
bom,é uma ótima ídeia!!!