Sistema digitalizado de água visa combater desperdício e contaminação em Volta Redonda-RJ

O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município fluminense de Volta Redonda digitalizou todo o seu sistema de água, visando combater o desperdício e a contaminação. No processo foi utilizada tecnologia desenvolvida pela Intergraph, distribuída e i

  
  

O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município fluminense de Volta Redonda digitalizou todo o seu sistema de água, visando combater o desperdício e a contaminação. No processo foi utilizada tecnologia desenvolvida pela Intergraph, distribuída e implantada no Brasil pela Sisgraph.

A solução gerencia o fornecimento de água potável para os 300 mil habitantes da cidade e também realiza a coleta e o tratamento de água naquela localidade. Esta é a primeira implementação completa do sistema na América Latina.

O supervisor de Geoprocessamento do SAAE de Volta Redonda, Evandro Luiz Silva, disse que a solução representou uma mudança radical nos serviços.

“Tínhamos um cadastro que era totalmente em papel. Agora, podemos ver toda a malha no computador e realizar graficamente todas as análises de que precisamos”, afirmou.

Além disso, quando for necessária a manutenção de uma adutora, por exemplo, o software diz precisamente quem ficará sem abastecimento, gerando uma mala direta para avisar os consumidores com bastante antecedência.

A nova solução vai efetivar o combate ao desperdício no âmbito do SAAE de Volta Redonda, onde a perda da água tratada alcança 40%. A questão da água é uma das discussões mais importantes deste século. Por essa razão, 2003 foi escolhido pelas Nações Unidas como o ano internacional da água doce.

A ONU estima que atualmente existam no mundo 1,4 bilhão de pessoas sem acesso à água potável e 2,4 bilhões não dispõem de serviços de purificação. O número de casas sem água encanada na América Latina, Ásia e Oceania supera os 20%, enquanto na África esse total sobe para 60% das residências.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Fabricio

Fabricio

17/10/2008 16:11:01
solução ideal para o combate ao desperdicio da agua