VII Semana da Água enfocará a “Cidadania e a Responsabilidade Sócio-Ambiental”.

O SAAE/Saneamento Ambiental de Amparo promoverá de 15 a 19 de setembro a VII Semana da Água, com o tema “Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental”. O objetivo dessa atividade, que contará com visitas monitoradas às Estações de Tratamen

  
  

O SAAE/Saneamento Ambiental de Amparo promoverá de 15 a 19 de setembro a VII Semana da Água, com o tema “Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental”.

O objetivo dessa atividade, que contará com visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Água e também a uma unidade de educação agrícola sustentável (Sítio Duas Cachoeiras), será o de despertar nas crianças o olhar mais crítico sobre o consumo de água, além de conceitos ambientais como a reutilização de resíduos sólidos.

A secretaria municipal de Educação, parceira do projeto, estima que mais de 1300 alunos das redes municipal e estadual e as escolas particulares participarão de atividades interdisciplinares de forma a envolver todas as disciplinas do currículo escolar, além de noções básicas de cidadania.

De acordo com o SAAE, os estudantes são os maiores difusores de informação e grandes aliados na preservação ambiental. Durante todo o mês de setembro, os alunos estarão trabalhando o tema nas atividades em sala de aula.

O Programa

A Semana da Água como Projeto Participativo surgiu de uma experiência francesa de Educação Ambiental conhecida como “Les Classes de Eau” (Classes da Água) que foi organizado pelas Agências de Bacias, Prefeituras e Consórcio de municípios franceses há vários anos. O programa atinge alunos do maternal até a universidade, além de vários grupos sociais como professores, técnicos em saneamento, bombeiros,enfermeiras e mesmo políticos em geral.

Na região de Amparo, o Consórcio Intermunicipal das Bacias do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí que atinge 38 municípios adaptou o projeto às condições brasileiras.

Fonte: Ass. de Imprensa Comitê PCJ

  
  

Publicado por em