Workshop em Campo Grande prepara livro sobre gestão de águas transfronteiriças

Este workshop internacional durou dois dias e foi realizado no sentido de juntar os 14 autores de um livro que será publicado no segundo semestre de 2010

  
  

A Agência Nacional de Águas organizou um workshop internacional em paralelo ao XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), realizado em Campo Grande (MS) para discutir a gestão de águas transfronteiriças nas Américas. Este workshop internacional durou dois dias e foi realizado no sentido de juntar os 14 autores de um livro que será publicado no segundo semestre de 2010, em inglês, para divulgar a experiência na área de gestão de bacias hidrográficas transfronteiriças nas Américas.

Os coordenadores do projeto são o diretor da ANA e também vice-presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, e o professor Asit Biswas, presidente do Centro do Terceiro Mundo para Gerenciamento da Água, sediado na Cidade do México.

“A ANA se destaca patrocinando e participando da organização do livro, do ponto de vista técnico também”, disse Braga. Segundo ele, o livro terá capítulos que relatarão as experiências da gestão de águas transfronteiriças nas Américas, como: na bacia Amazônica; na bacia do Prata; na região dos Grandes Lagos, no Canadá e nos Estados Unidos (EUA); no rio Colorado (EUA); e no rio San Juan, entre a Costa Rica e a Nicarágua.

O objetivo do workshop é compartilhar entre os autores do livro o conhecimento das experiências que cada um está preparando, receber sugestões dos organizadores e dos próprios autores, a fim de proporcionar um discurso homogêneo e dar uma coerência ao texto da publicação. O grupo de estudos deverá se reunir mais uma vez antes da finalização do livro.

Braga participa hoje de uma mesa redonda no simpósio da ABRH que discute o tema intitulado “Governança e Governabilidade de Águas Transfronteiriças”. O diretor da ANA preside a mesa que tem como palestrantes os especialistas Victor Pochat, Luiz Amore, Everton Luiz da Costa Souza (da Abas/Suderhsa) e Synara Broch (do governo do Mato Grosso do Sul).

Fonte: ANA

  
  

Publicado por em