Workshop enfocará ?Floresta - Água: a dependência comum?

“Floresta - Água: a dependência comum” é o tema do workshop a ser realizado no dia 31 de outubro no auditório do SENAC, em Santo Amaro, em São Paulo, pela The Nature Conservancy (TNC) e pela Caterpillar. O evento terá a participa&

  
  

“Floresta - Água: a dependência comum” é o tema do workshop a ser realizado no dia 31 de outubro no auditório do SENAC, em Santo Amaro, em São Paulo, pela The Nature Conservancy (TNC) e pela Caterpillar. O evento terá a participação do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e da secretária adjunta da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, Suani Teixeira Coelho.

A iniciativa visa apresentar a relação existente entre conservação e restauração de florestas nativas e a qualidade e quantidade de água, dando ênfase aos serviços ambientais ligados ao tema, tendo como exemplo o programa “Produtor de Água”.

Os serviços ambientais são a ligação entre os ecossistemas, o bem estar humano e a economia. Na verdade, são os serviços prestados pelo meio ambiente para sustentar e garantir a vida humana. A abordagem econômica dos serviços ambientais vai ser debatida no evento, mostrando como proteger florestas para garantir água é também um bom negócio, além de ser ambientalmente relevante. Para debater o assunto, sete palestrantes foram convidados.

O professor da ESALQ/USP e coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Marcos Folegatti, falará sobre “O Papel das Florestas Nativas para a Conservação de Água na Bacia do PCJ”.

Fernando Veiga da TNC debaterá sobre “florestas nativas e os serviços ambientais associados à qualidade e quantidade de água”. A gerente do Programa de Restauração de Matas Ciliares da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Helena Carrascoza, falará sobre a restauração de matas ciliares no Estado de São Paulo e a manutenção da qualidade da água no Estado.

Será apresentado, como exemplo de serviço ambiental já com perspectiva de remuneração, o Programa Produtor de Água. O tema será debatido pelo diretor da Agência Nacional de Águas, Devanir Garcia, que falará sobre os reflexos do Produtor de Águas para a Conservação da água em São Paulo. Miguel Calmon, diretor do Programa de Conservação da Mata Atlântica da TNC, discutirá os próximos passos para o desenvolvimento do projeto “Produtor de Água” e a importância do engajamento da sociedade regional no processo.

Também será apresentada a “Aliança dos Grandes Rios”, uma iniciativa global da TNC para proteger os grandes rios do Planeta e que conta com o apoio da Caterpillar. Glauco Freitas, gerente da Aliança no Brasil, falará sobre a iniciativa que tem projetos pilotos na bacia do Paraguai-Paraná, na América do Sul, Yan-tze na China e Mississippi nos Estados Unidos. Esse workshop, inclusive, faz parte da Aliança dos Grandes Rios.

No evento também será abordado o exemplo da Caterpillar, o maior captador de água de Piracicaba, com a reutilização da água e sua contribuição para a redução na captação na Bacia do PCJ.

O workshop está sendo realizado em parceria com Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, com Agência Nacional de Águas (ANA) e com o Programa Estadual de Micro-Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.

The Nature Conservancy (TNC), criada em 1951, é uma das maiores e mais antigas ongs ambientais do mundo.

Atuante em mais de 30 países, tem como missão proteger ecossistemas naturais, plantas, animais e os que representam a diversidade de vida no planeta, conservando as terras e águas de que precisam para sobreviver.

Presente no Brasil desde 1988, desenvolve mais de 20 grandes iniciativas nos principais biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga), com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a conservação dos ecossistemas naturais. Nos últimos anos, suas ações contribuíram para a conservação de mais de 20 milhões de hectares em todo o país, o equivalente à área do estado de São Paulo.

Serviço

Evento: “Floresta - água: a dependência comum”

Data: 31 de outubro de 2006

Horário: 14h às 18h.
Endereço: Centro Universitário Senac - campus Santo Amaro – Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823/ Santo Amaro -SP

Fonte: Lead Comunicação Organizacional

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em