Baixada Santista ganha neste sábado primeira área de soltura de animais silvestres

A idéia da área de soltura foi um dos resultados do estudo de fauna e flora realizado pela empresa Woodpecker, encomendado pela Associação dos Amigos de Guaratuba -localizada em Bertioga, litoral santista - que administra o Residencial. O engenheiro f

  
  

A idéia da área de soltura foi um dos resultados do estudo de fauna e flora realizado pela empresa Woodpecker, encomendado pela Associação dos Amigos de Guaratuba -localizada em Bertioga, litoral santista - que administra o Residencial.

O engenheiro florestal Erasto Kost e o biólogo José Luiz Araújo encontraram condições favoráveis para a viabilização da área de soltura e iniciaram o processo de autorização para sua implantação, junto aos órgãos oficiais competentes.

O loteamento se destaca pela arquitetura urbanística que privilegia a conservação de áreas verdes permanentes nos fundos dos lotes, formando um corredor para o trânsito das espécies silvestres por todo o Residencial até a Mata Atlântica nativa encontrada nos fundos do Loteamento.Por meio da conscientização dos proprietários de lotes e de uma fiscalização rigorosa, o loteamento é um dos mais conservados da região.

Entre outras ações, o Residencial realiza coleta seletiva de lixo das residências, promove palestras e caminhadas ecológicas com supervisão de um biólogo e intensifica o plantio de espécies de árvores frutíferas nativas.

No loteamento, diversas espécies de pássaros e mamíferos são encontradas, entre outras o Tié-Sangue, o Bandeirinha, a Preguiça e o Macaco Prego. A área de soltura do Residencial terá condições de reintegrar ao hábitat, animais procedentes de apreensões.

Esta reintegração permitirá um enriquecimento genético, já que indivíduos de mesma espécie poderão cruzar com indivíduos oriundos de outras regiões.Está previsto o comparecimento das autoridades dos Governos do Município e do Estado para a soltura do primeiro lote de cerca de 200 pássaros, que inaugurará as atividades da área.

Serviço:

Data : 26 de abril

Local : Residencial Guaratuba - Bertioga -SP

Horário: a partir das 10h.

Fonte: Associação dos Amigos de Guaratuba

  
  

Publicado por em

Giliardy

Giliardy

28/10/2008 09:51:18
O residencial e o melhor em condominio da região em termos de comodismo, por ser um lugar bem sucegado.
gostei muito é um lugar otimo pra quem gosta de tranquilidade.