Centro de reabilitação de animais de MS irá reintroduzir aves á fauna

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do Ibama, em Campo Grande (MS), recebeu na terça-feira (28/12), 32 papagaios-verdadeiros e 4 tucanos-tocos que serão reintroduzidos à fauna local. As aves foram apreendidas na madrugada do último di

  
  

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do Ibama, em Campo Grande (MS), recebeu na terça-feira (28/12), 32 papagaios-verdadeiros e 4 tucanos-tocos que serão reintroduzidos à fauna local.

As aves foram apreendidas na madrugada do último dia 3 em Parapuã (SP), na região próxima ao Ibama de Assis, durante uma blitz da polícia rodoviária para detectar cargas roubadas.

Segundo a gerente executiva do Ibama em Bauru, Lélia Lourenco Pinto, os animais, que foram encontrados sob poder de um traficante preso 18 vezes pelo mesmo crime, ficaram cerca de 20 dias no zoológico de Bauru, um dos mais conceituados de São Paulo.

“Chegaram ao zoológico 46 papagaios e quatro tucanos muito debilitados e em situação precária. O Ibama, em parceria com o zoológico de Bauru, forneceu toda a alimentação e medicamento adequados”, afirma. Deste total, 14 papagaios não resistiram aos ferimentos e morreram.

Os animais levados ao Mato Grosso do Sul ficarão um período em processo de readaptação, recebendo alimentação, tratamento veterinário e acompanhamento
de biólogos do centro.

“Eles ficarão em quarentena para exames e não serão soltos agora porque a oferta de frutas na natureza é escassa nessa época e os animais poderão passar fome”, conta a zootecnista do CRAS Lísia Costa.

De acordo com ela, as aves serão úteis para pesquisas de veterinários do centro na área de alimentação

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em

Luciana

Luciana

17/12/2011 16:08:17
Quero entregar aos cuidados de alguma ONG, um papagaio para que ele possa ser devolvido as matas. Mas antes de entregá-lo, quero conhecer a ONG pessoalmente. Por isso necessito do endereço correto!

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para informações favor entrar em contato com o IBAMA. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
Iara Lucia Daroz

Iara Lucia Daroz

26/11/2011 15:04:13
Boa tarde, eu gostaria de saber como faço para doar uma tartaruga (tigre)? Tenho o documento dela direitinho. Ela é bem pequena e ainda não fez um ano. Agradeço se puderem me orientar a respeito ou se souberem como posso doar de maneira legal.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para mais informações entre em contato com o IBAMA. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
Luiza

Luiza

03/09/2009 19:33:24
isso nao tem mais fim como podem essas pessoas maltratarem esses animais por dinheiro, gostaria de saber como faço para adotar um papagaio eu amo demais esses animais e meu sonho ter um gostaria de adotar registrar tudo direitinho obrigado !

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Luiza, Muito interessante sua iniciativa de adotar uma ave, sugerimos que entre em contato com o IBAMA - www.ibama.gov.br - para verificar qual o procedimento legal para isso! Abraços Equipe EcoViagem
Zé

04/02/2009 18:19:02
Não se pode adotar papagaios. O seu lugar é na Natureza. Quem gosta de papagaios, DE VERDADE, quer vê-los livres! Tendo filhotes e cumprindo o seu papel biológico; e não servindo de brinquedo pra pessoas EGOÍSTAS e desinformadas sobre as leis ambientais. Quer ter um bichinho? Adote um cão! Papagaios podem e devem voar livres pela natureza!

Gislene sales

Gislene sales

29/01/2009 20:21:14
oq devo fazer pra adotar um papagaio quero cria-lo livre nao em gaiola, e tbm realizar o sonho de minha mae ja é idosa de ter um papagaio.

Karol de Fatima Donato

Karol de Fatima Donato

17/10/2008 19:31:33
Oi,eu sou Karol de Curitiba gostaria de saber como eu posso
ajudar o cras, e tbem gostaria de adotar um papagaio.
Eu gostaria muito de estar ai para ajudar a tratar os papagaios, eu gosto muito de papagaio

obrigado pela atencao

PAULA FRANCISCA DE OLIVEIRA ALARCÃO

PAULA FRANCISCA DE OLIVEIRA ALARCÃO

23/09/2008 14:00:51
FOI OTIMA A DECISÃO, COMO EU FAÇO PRA ADOTAR UM DOS 400 PAPAGAIOS QUE CHEGARAM AÍ ATRAVÉS DO CONTRABANDO, SOU APAIXONADA POR ELES, QUERO REGISTRA-LO E FAZER TODOS OS PAPEIS POSSIVEIS PARA UMA ADOÇÃO.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO

Natália mello

Natália mello

02/09/2008 15:24:08
Eu achei bom a idéira de reintroduzir aves á fauna e apoio eles com toda a certeza.