Especialistas debatem a posse responsável de animais

A Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS, juntamente com a Sociedade Mundial para Proteção de Animais - WSPA, estarão promovendo a 1a Reunião de Especialistas sobre Posse Responsável de Animais de Companhia e Controle de Populações Canina

  
  

A Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS, juntamente com a Sociedade Mundial para Proteção de Animais - WSPA, estarão promovendo a 1a Reunião de Especialistas sobre Posse Responsável de Animais de Companhia e Controle de Populações Caninas,nos dias 01 a 03 de setembro de 2003, na cidade do Rio de Janeiro, no Hotel Sheraton.

O vice – governador do Rio de Janeiro, Dr. Luiz Paulo Conde e o vice ministro de saúde da Costa Rica, Dr. Eduardo Lopez estarão presentes na abertura do evento.

Segundo Dr.Albino Belotto, coordenador da Unidade de Saúde Pública da OPAS em Washington, o propósito desta iniciativa é elaborar um documento de referência para os países da América Latina com normas, conduta e políticas para o controle das populações caninas nas cidades, assim como realizar uma campanha de conscientização sobre a responsabilidade dos donos dos animais de estimação.

Especialistas e autoridades de quase todos os países das Américas estarão participando da reunião, que abordará temas como: educação, agressão, saúde pública, linguagem corporal e alimentação.

A OMS estima haver em torno de 600 milhões de cães no mundo. A população de cães abandonados vem aumentando gradativamente, tornando-se um problema de saúde pública e criando uma enorme despesa para as receitas públicas municipais na maioria dos países.

Mundialmente sao gastos anualmente milhões de dólares com este problema. Com o estabelecimento de novas normas, espera-se poder reduzir estes custos.

A Sociedade Mundial de Proteção Animal- WSPA foi criada em 1981. Com sede em Londres possui 12 escritórios mundiais e filiação de mais de 440 sociedades de proteção animal em mais de 100 países.

O PANAFTOSA é um dos centros científicos e técnicos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) que tem como missão cooperar com os países afetados pela Febre Aftosa e Zoonoses.A OPAS é a repartição regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde.

Fonte: Ana Abreu-Montreal

  
  

Publicado por em