Fauna brasileira tem cerca de 400 animais ameaçados de extinção

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou ontem, quinta-feira, Dia Internacional da Diversidade Biológica, a nova lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, entre os quais estão o macaco-prego, a jararaca e algumas espécies d

  
  

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou ontem, quinta-feira, Dia Internacional da Diversidade Biológica, a nova lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, entre os quais estão o macaco-prego, a jararaca e algumas espécies de borboletas, besouros e aranhas.

A ministra destacou a importância dessas listas como instrumento para definir políticas de preservação ambiental.

Ela lamentou que hoje não se respeitem mais os mitos, que conheceu desde criança, e que sempre contribuíram para a manutenção do equilíbrio ecológico.

"Fui criada numa região em que havia um código mítico de proteção ambiental: se eu pescasse um peixe a mais, a Mãe D`agua iria me levar para fundo do rio, se eu caçasse uma presa que não fosse para o meu consumo, o Caboclinho da Mata iria me bater", disse.

"Hoje, temos que criar regras claras de preservação e, para isso , a lista ajuda muito", acrescentou a ministra.

O trabalho de catalogação dos animais ameaçados de extinção foi realizado por cerca de 600 pesquisadores e resultou numa lista de aproximadamente 400 espécies.

A relação anterior data de dezembro de 1989, com 219 espécies.

Espécies de animais como veado-campeiro, jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-açú, gato-do-mato, doninha-amazônica, gavião-real e surucucu estão se recuperando e deixaram a lista.

A nova lista não traz peixes, nem invertebrados aquáticos, como caranguejos, camarões e lagostas.

Segundo o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério, João Paulo Capobianco, uma listagem com essas espécies será publicada em separado, em até três meses.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Isadora

Isadora

23/08/2011 17:14:50
Deveriam deixar os animais em paz!

Rafaela winchester

Rafaela winchester

06/02/2010 17:29:42
adoro os animais,preserve o AMBIENTE!

Hillary de carrvalho assunção

Hillary de carrvalho assunção

01/05/2009 09:24:17
A preservação do meio ambiente é uma questão antiga em nosso país. Boa parte daquilo que o homem retira da natureza pode ser renovada e outra, não. A natureza tem seu ritmo próprio para produzir. Quando o homem agride ela pode levar pouco ou muito tempo para se recompor, dependendo do que está sendo afetado.

Elmer Goulart Kerbianca

Elmer Goulart Kerbianca

15/04/2009 14:06:04
Além da multa, as pessoas deveriam cumprir alguns anos na prisão sem direito a fiança.

Tamara souza coelho

Tamara souza coelho

13/04/2009 17:27:52
acho bom, todos nos temos que preservar o meio ambiente