Filhotes de tartaruga gigante devem nascer no próximo mês em praia paranaense

Os ninhos possuem entre 70 e 100 ovos. Os animais devem começar a nascer em fevereiro.

  
  

O Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná, Força Verde, está monitorando cinco ninhos de tartaruga-de-couro, ou tartaruga gigante, encontrados em Pontal do Paraná. O trabalho é feito em conjunto com o Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar.

Os ninhos possuem entre 70 e 100 ovos. Os animais devem começar a nascer em fevereiro.

A bióloga e pesquisadora colaboradora do Laboratório, Liana Rosa, destacou a importância da descoberta, uma vez que a espécie está ameaçada de extinção e costuma desovar no Norte do Espírito Santo. “No Brasil, são apenas 20 tartarugas-de-couro desovando em toda a costa”, disse.

Essa mesma tartaruga desovou no litoral do Paraná em 2007, de acordo com a pesquisadora, mas não houve fecundação dos ovos. O animal foi identificado pela existência de manchas na cabeça.

Estima-se que a tartaruga pese cerca de 250 quilos e tenha 1,5 metro. A pesquisadora acrescenta que o animal deve ter nascido no estado, há cerca de 40 anos.

Além dos cinco ninhos, a tartaruga pode voltar para desovas no litoral. A espécie pode desovar até dez vezes na mesma temporada reprodutiva, de acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa.

Fonte: Ambiente Brasil

  
  

Publicado por em