Onça-pintada é flagrada no norte do Parque Nacional do Iguaçu

O felino é raramente visualizado na Mata Atlântica, devido ao declínio populacional da espécie

  
  
Por se tratar de um predador de topo de cadeia alimentar, sua presença pode ser um bom indício de que o ecossistema está equilibrado / Divulgação

Um importante flagrante de uma onça-pintada no norte do Parque Nacional do Iguaçu, em Céu Azul (PR), foi registrado por equipamentos utilizados para o monitoramento da área. A imagem foi feita por câmeras instaladas pelos pesquisadores do projeto "Mamíferos como indicadores da saúde do ecossistema Floresta com Araucárias", apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e desenvolvido pelo Instituto Neotropical Pesquisa e Conservação. Por se tratar de um predador de topo de cadeia alimentar, sua presença pode ser um bom indício de que o ecossistema está equilibrado.

Embora a onça-pintada exista em outras regiões do país, ela está ameaçada de extinção. O felino é raramente visualizado na Mata Atlântica, devido ao declínio populacional da espécie que acontece, entre outras razões, pela redução de área desse bioma e caça. Isso aponta para a necessidade de ações urgentes que promovam a integração entre os fragmentos florestais remanescentes nessa região e ações com a comunidade.

"Ao contrário da região do parque no entorno das Cataratas (Floresta Estacional Semidecidual), onde a espécie tem sido registrada com certa frequência pelos pesquisadores do Parque Nacional do Iguaçu, na parte norte do Parque (Floresta com Araucária) a espécie ainda conta com poucos registros", afirma Carlos Rodrigo Brocardo, pesquisador associado do Instituto Neotropical Pesquisa e Conservação.

"Embora nossos dados sejam preliminares, a menor abundância da espécie nessa região pode ser indício de que ela vem sofrendo maiores impactos da ação humana, o que demandaria maiores esforços para sua conservação nessa parte da Unidade de Conservação", completa.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: Fundação Boticário

  
  

Publicado por em