Parque Nacional do Pau Brasil-BA recupera animais silvestres

Uma gincana que resultou na entrega voluntária de animais silvestres mantidos em cativeiro no sul do Bahia foi um dos destaques das comemorações da Semana do Meio Ambiente no Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro. A Gincana Ecológica, promovi

  
  

Uma gincana que resultou na entrega voluntária de animais silvestres mantidos em cativeiro no sul do Bahia foi um dos destaques das comemorações da Semana do Meio Ambiente no Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro.

A Gincana Ecológica, promovida nos dias 4 e 5 de junho, reuniu a comunidade, que participou de atividades educativas e de ações da Campanha contra a Fome.

Um dos destaques da gincana foi a prova que resultou na entrega voluntária de 14 animais silvestres que eram mantidos em cativeiro por moradores do município.

Vencia a tarefa a equipe que trouxesse o maior número de espécimes da fauna local para serem entregues à equipe de funcionários do Parque Nacional do Pau Brasil.

No total, foram doados voluntariamente 5 periquitos rei, 6 aves - 4 coleiras, 2 canários da terra -, dois cágados e um jabuti.

Para a analista ambiental e coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional do Pau Brasil, Raquel Mendes Miguel, a tarefa teve um resultado importante.

“O número de animais entregues é simbólico perto da quantidade de animais que são mantidos em cativeiro na região, mas tenho certeza que contribui para aumentar a consciência ambiental dos moradores”, afirmou Raquel.

Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Vitória da Conquista, onde ficarão em quarentena. Após exames, serão reintroduzidos na natureza ou doados para criadouros legalizados, onde poderão contribuir para a conservação da espécie.

Fonte: Ibama

ArraialAjuda Trancoso

  
  

Publicado por em