Rio de Janeiro terá aquário com 12 mil animais marinhos e centro de pesquisas

Luiza Bandeira Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro - O Rio de Janeiro terá um aquário marinho com 5,4 milhões de litros de água. Decreto que aprovou o projeto do AquaRio foi publicado nesta segunda-fei

  
  

Luiza Bandeira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Rio de Janeiro terá um aquário marinho com 5,4 milhões de litros de água. Decreto que aprovou o projeto do AquaRio foi publicado nesta segunda-feira (2) no Diário Oficial do Município.

Conforme o projeto, ao todo 12 mil animais marinhos, de mais de 400 espécies, serão expostos em dois tanques principais e 40 aquários menores.

O projeto prevê também a construção de um museu que abrigará exposições de outras entidades, incluindo universidades. Além disso, haverá atividades como cursos e palestras de educação ambiental. Em um aquário virtual, com a ajuda de computadores, as crianças aprenderão como cuidar dos peixes.

Segundo o biólogo Marcelo Szpilman, que participou da concepção do projeto, a proposta é que o AquaRio seja transformado em um centro de referência em pesquisas marinhas. Para isso, está prevista a contratação de cerca de 100 estudantes da área de biologia marinha e veterinária.

O biólogo prevê que uma das áreas mais importantes do aquário será a de recuperação de animais marinhos resgatados do mar. “O Rio de Janeiro prescinde de um lugar que possa tratar pingüins, tartarugas e lobos marinhos que eventualmente acabam chegando ao litoral e não têm para onde ir. Hoje ele é levado para um zoológico, que não tem equipamento, equipe ou espaço físico adequados para devolver este animal para à natureza”, disse.

As obras do AquaRio, previsto para ser construído na avenida Rodrigues Alves, zona portuária do Rio, devem ter início ainda este ano. A inauguração está prevista para o final de 2008.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, a construção do aquário integra o projeto de revitalização da região. “O AquaRio vai ficar a poucos metros da Cidade do Samba, da Vila Olímpica da Gamboa e da nova estação de passageiros de turismo, que será construída no Armazém 4 do porto. Na medida em que você cria pólos, desenvolve projetos, atrai outros investimentos e pode fazer com que toda a região se desenvolva e cresça”, destacou o secretário.

De acordo com Rubem Medina, a expectativa é de que 1,4 milhão de pessoas visitem o aquário por ano. Ele informou que a atração vai gerar 180 empregos diretos.

O AquaRio está orçado em R$ 65 milhões e vai ser construído pela iniciativa privada em parceria com a Prefeitura.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em