Tartaruga encontrada no Estuário de Santos deverá ser liberada na próxima semana

De espécie criticamente ameaçada de extinção, a tartaruga-de-couro foi vista por pescadores que estavam em embarcações paradas no canal do Estuário

  
  
O animal pesa cerca de 400 kg e mede por volta de 1,80m

A tartaruga gigante encontrada por pescadores no canal do Estuário, em Santos, na última semana, deverá ser devolvida ao mar na próxima semana, de acordo com a Secretaria de Turismo de Santos.

O animal, que pesa cerca de 400 kg e mede por volta de 1,80m, recebe desde a última quinta-feira, atendimento no Aquário.

As radiografias digitais sequenciais, feitas na sexta-feira pelo veterinário radiologista Gabriel Mott, indicaram que não há afecções pulmonares, além de acúmulo de fezes do lado direito, onde as alças intestinais encontram-se distendidas. “Não sabemos ainda a causa desse acúmulo”.

De acordo com a direção do Aquário, o parque vem recebendo ajuda voluntária externa, além de Mott, que veio de São Paulo. Ainda na noite de sexta, Max Werneck, veterinário do Projeto Tamar, de Ubatuba, esteve no parque para avaliar o animal e aplicar nele uma anilha da instituição.

De espécie criticamente ameaçada de extinção, a tartaruga-de-couro foi vista por pescadores que estavam em embarcações paradas no canal do Estuário.
Sentindo a dificuldade do animal, eles pularam na água e encaminharam a tartaruga até a parte da areia para que fosse feito o resgate.

Após receber atendimento emergencial em um tanque provisório, na última sexta-feira, a tartaruga gigante foi removida para o tanque extra de mamíferos marinhos do Aquário.

De acordo com a Secretaria de Turismo, o quadro de saúde do animal está melhorando e a expectativa é de que ela seja liberada até o início da próxima semana.

Fonte: Prefeitura de Santos

  
  

Publicado por em

Anderson takeda

Anderson takeda

24/03/2011 13:58:24
Será que é possivel descobrir qual a idade dela? Será que há mais dela? Fantástica esta materia!