Adventure Fair - Foram cerca de 50% a mais de lixo com destino correto em 2006

Balanço final: Programa de Gestão Ambiental Para se ter uma idéia da melhora efetiva do programa em relação ao ano passado, até o final de domingo (27/8) nenhuma caçamba de lixo ainda havia saído para o aterro sanitário. No ano passado, neste me

  
  

Balanço final: Programa de Gestão Ambiental

Para se ter uma idéia da melhora efetiva do programa em relação ao ano passado, até o final de domingo (27/8) nenhuma caçamba de lixo ainda havia saído para o aterro sanitário. "No ano passado, neste mesmo horário, duas caçambas já tinham sido levadas embora", conta Fábio Ultramari, presidente da Ecosciência, uma empresa da área de coleta seletiva que oferece os serviços de implantação, conscientização e retirada de resíduo reciclável. Na prática, isso significa duas caçambas a menos de lixo jogado a céu aberto. Só primeiro dia de feira, durante a montagem dos estandes, foram recolhidas cerca de sete toneladas de madeira que serão reaproveitadas.

Segundo Paula Arantes, representante da Promotrade, duas ações foram primordiais para o sucesso do programa em 2006: a comunicação visual e o trabalho da Cooperacs. Este ano, todas as lixeiras internas da Bienal estavam sinalizadas com placas que indicavam em qual lixeira o visitante deveria jogar o dejeto (reciclável ou não reciclável). "Isto fez com que o lixo já chegasse menos misturado no centro de triagem", explica Paula.

Outra ação importante foi a da Cooperacs, uma cooperativa que existe oficialmente há dois anos, e que gerenciou o trabalho de recolhimento dessas lixeiras. "Eles tem experiência em coleta rápida o que foi fundamental para o sucesso da ação" conta Paula. Uma das diretoras da cooperacs, Selma Araújo, conta que todo o material recolhido vira obra de arte, principalmente peças natalinas.

A organização ainda não tem um balanço final, mas até o dia 26 haviam sido recolhidos cerca de 2,5 toneladas de resíduos, entre papel, lata, vidro e pet.

O Programa Integrado de Gestão e Educação Ambiental foi promovido pelo segundo ano consucutivo pela Promotrade, organizadora da feira, em parceria com a EconsCiência (www.econsciencia.com.br) e e-Brigade (www.e-brigade.org).

_________
Fonte: www.adventurefair.com.br

  
  

Publicado por em

SIMONE

SIMONE

15/05/2009 13:21:27
É preciso a ajuda dos responsáveis legais, para que as pessoas que trabalham com coleta de entulho de residencias, exp. caçambas, tenho mais respeito pela profissão,porque eles trabalham e muitas vezes não tem onde depositarem a suas coletas, e ficam sem ter opções de trabalho dependendo de outros municipios que cobram uma furtuna por caçamba e muitas vezes não são aceitas por conterem materiais como latas, madeiras, e lipeza de obras! como ficam esses trabalhadores?