Agricultores transformam lixo em adubo em Sergipe

Pequenos agricultores de Sergipe estão aprendendo a técnica da compostagem, que transforma lixo orgânico em adubo.

  
  

Pequenos agricultores de Sergipe estão aprendendo a técnica da compostagem, que transforma lixo orgânico em adubo. O método ajuda a melhorar a produtividade das lavouras e a preservar o meio ambiente.

Nos três hectares de terra do agricultor Lourenço Francisco de Souza, as hortaliças são cultivadas de forma orgânica há quase um ano, desde que ele participou de um curso sobre o tema.

Souza não é o único na comunidade. Há dois meses, os produtores de uma associação do município de Pirambu mudaram a forma de plantar. Eles fizeram uma horta comunitária com um plantio agroecológico.

Empolgados, buscam novas técnicas. As orientações vêm de uma equipe de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas. Com os olhos e ouvidos atentos, as descobertas não param. "A minha propriedade tem vários pés de mangueira, cajueiros e muita folha. Agora, não vou queimar mais. Já sei que deve ser reaproveitado”, disse o agricultor Edvaldo Alves da Cruz.

O técnico ensina como fazer a transformação, com restos de frutas e galhos de poda. "A compostagem é o processo que aproveita toda a matéria orgânica que existe na propriedade, desde resto de culturas, folhas e estercos até lixos domésticos orgânicos para a gente usar na agricultura", explicou o agrônomo Carlos Gomes.

Os agricultores substituirão os adubos químicos pela compostagem. Assim reduzem custos e contribuem com o meio ambiente. "Estou muito feliz com essa nossa atitude, com a garra que o pessoal tem até agora”, afirmou Manoel dos Santos, presidente da Associação dos Agricultores.

O curso de compostagem é oferecido de graça pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe. Basta que a associação de produtores entre em contato com a entidade e se organize.

Fonte: Ambiente Brasil

  
  

Publicado por em