Alunos da UFRJ desenvolveram projeto para habitação popular com coleta seletiva de lixo

Foi anunciado no dia 14 de agosto,o trabalho vencedor do concurso patrocinado pela ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland e pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro que teve como objetivo estimular a elaboração de um projeto de habita

  
  

Foi anunciado no dia 14 de agosto,o trabalho vencedor do concurso patrocinado pela ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland e pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro que teve como objetivo estimular a elaboração de um projeto de habitação social por alunos alunos da Fau - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da universidade.

Como prêmio, o aluno vencedor terá seu projeto da “Casa Fau” executado no campus da UFRJ. A ABCP auxiliará na elaboração do projeto bem como na execução que deve começar em outubro.

Além do prêmio, o grupo vencedor apresentará o projeto no Congresso Brasileiro de Habitação Social, que se realiza em Florianópolis de 27 a 29 deste mês.

O projeto “Habitação 1.0”, criado pela ABCP em parceria com a Ong paulista Água e Cidade e a Poli - Escola Politécnica da USP - Universidade de São Paulo, prevê a construção de casas populares de 42m² em concreto celular ou alvenaria estrutural com blocos de concreto, com o custo direto de edificação de R$ 10 mil.

O projeto foi desenvolvido pela ABCP para ser uma alternativa para o problema do déficit habitacional do país e, por isso, já foi apresentado para o Governo Federal e para vários governadores.

O `Habitação 1.0` é acompanhado pelo projeto do “Bairro Saudável”, que visa a construção de bairros com toda a infra-estrutura necessária: energia elétrica com previsão de instalação de valas técnicas, de forma a eliminar toda fiação aérea, água, rede coletora de esgoto, coleta de lixo seletiva, pavimentação de ruas com blocos intertravados, que permitem o escoamento de água para os lençóis subterrâneos, e construção de escolas.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Claudio martins

Claudio martins

12/09/2008 15:31:13
gostaria de ver o projeto, tomar conhecimento da proposta e desenvolvimento do mesmo.