Ambiente-se ensina transformar lixo em arte

O Plano de Educação Ambiental Ambiente-se está ensinando os moradores dos municípios litorâneos a transformar o lixo em arte.

  
  

O Plano de Educação Ambiental Ambiente-se, promovido pela Secretaria de Turismo, Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), está ensinando os moradores dos municípios litorâneos a transformar o lixo em arte.

Nas oficinas educativas que estão sendo realizados nos municípios de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba, os multiplicadores estão ensinando a comunidade a transformar garrafas pet, palhas de coco, pedaços de madeira em artesanato e produtos de utilidade como vassouras, guirlandas, flores, peixes, que poderão ser comercializados para a geração de renda. A média de participação nas oficinas é de 75 pessoas.

Segundo a coordenadora de projetos e programas da Setur, Suzana Cristiane, essa já é a terceira oficina em cada município e a adesão da comunidade está sendo bastante satisfatória.

“A cada oficina percebemos os frutos deste trabalho com um número maior de pessoas e não só pela quantidade, mas pela qualidade das discussões. As pessoas conversam, aprendem, se organizam convidando as outras para participarem e ainda repassam os ensinamentos obtidos ali. Vendo também uma nova oportunidade de geração de renda com o lixo que a própria comunidade produz.”, disse a coordenadora.

A parnaibana Aparecida Ferreira relatou que o município só tem a ganhar com esse projeto e diz ter aprendido muito sobre como melhor agir em relação ao lixo produzido em sua casa.

“Os cuidados com o meio ambiente são cada vez mais necessários e devem ser contínuos. Nas Oficinas aprendemos os 5Rs (Reciclar - Reduzir - Repensar - Reutilizar - Reeducar), descobrimos como utilizar o lixo na confecção de utensílios. Nas oficinas muitos artistas foram descobertos, que usarão como matéria-prima o lixo oriundo da coleta seletiva.”, disse.

Ambiente-se no Carnaval

O Plano de Educação Ambiental Ambiente-se também estará presente no Carnaval, a partir do dia 17, os multiplicadores estarão atuando nas visitas “casa-a-casa” e estabelecimentos comerciais, nas blitzen educativas, no receptivo aos turistas que irão visitar o litoral e nos mutirões de limpeza.

Fonte: Secretaria de Turismo do Estado do Piauí

  
  

Publicado por em

Marina

Marina

12/02/2011 22:34:25
Parabéns! Fico muito feliz qdo vejo atitudes desse tipo. A dois anos atras fui com minha família, de férias, ao Piauí, fomos até Luis Correia e Parnaíba, fiquei encantada desde a rodovia ao entrar no Piauí,não se via nenhuma sujeira a beira da pista, até hoje eu comento em sala de aula a higiene, lugares simples e muito limpo.

Kael

Kael

20/08/2010 22:44:07
Parabens!! Este projeto foi muito bem elaborado, gostei bastante

Junin

Junin

26/10/2009 14:12:41
gostei bastante desse texto, pois ele mostra que podemos reciclar o lixo e não poluir o meio-ambiente(o que o homem tem feito muito ultimamente)

Edilson

Edilson

09/03/2009 22:13:52
Todos os projetos que tem como objetivo dar destino ao lixo, são bem vindo continuem e parabéns. Mandem matérias sobre o assunto, obrigado.