Cetesb alerta para qualidade do ar no inverno

Companhia divulga resultados de medições de hora em hora e intensifica fiscalização para tentar amenizar os efeitos negativos do inverno, juntamente com a poluição, na saúde dos paulistanos e turistas

  
  
Além da medição diária de poluentes, a Cetesb também realiza estudos específicos

O inverno em São Paulo é marcado por dias com baixa umidade do ar e alta concentração de poluentes. Nessas condições, é comum ocorrerem complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos. Visando melhorar a qualidade do ar e a saúde da população, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) realiza uma série de ações.

Uma delas é o monitoramento da qualidade do ar com resultados divulgados de hora em hora no site da instituição, acompanhados por explicações dos efeitos à saúde dos poluentes registrados em cada localidade e por dicas de como se proteger deles.

Além da medição diária de poluentes, a Cetesb também realiza estudos específicos, alguns em parceria com a Universidade de São Paulo - USP, e faz um intenso trabalho de fiscalização. No inverno, por exemplo, as ações de controle sobre emissão de fumaça preta por veículos a diesel são intensificadas. Desde 14 de junho, são 21 pontos de fiscalização nas principais rodovias do Estado. A operação se estenderá até o fim de agosto.

Fonte: Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em