Escola implanta projeto de coleta seletiva com o apoio do Clube Amigos da Terra

A Escola Estadual Arão Gomes Bezerra se prepara para implantar um projeto de coleta seletiva de lixo. A iniciativa, que já está dando certo nas escolas municipais de Sorriso (GO), passará a ser desenvolvida nas escolas estaduai

  
  

A Escola Estadual Arão Gomes Bezerra se prepara para implantar um projeto de coleta seletiva de lixo. A iniciativa, que já está dando certo nas escolas municipais de Sorriso (GO), passará a ser desenvolvida nas escolas estaduais do município com o apoio do Clube Amigos da Terra - CAT Sorriso.

De acordo com Clemair Andreola, professora da Escola Estadual Arão Gomes Bezerra, situada na centro da cidade, a intenção do projeto é fazer com que os alunos e a comunidade envolvida com a escola passem a recolher o lixo reciclável como uma forma de desenvolver a consciência ambiental.

“Queremos mostrar que a escola e a comunidade têm como contribuir para a conservação e preservação do meio ambiente”, ressaltou Clemair, lembrando que o projeto a ser implantado terá como exemplo as ações do Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso.

O Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso – que desenvolve trabalhos ligados à área ambiental e agrícola estará contribuindo para o desenvolvimento do projeto na Escola.

O engenheiro agrônomo Alfeo Trecenti, diretor técnico do CAT, apresentará aos alunos da escola um relatório sobre os trabalhos ambientais desenvolvidos pela associação, como por exemplo, o projeto de educação ambiental Sorriso Vivo.

Implantado pelo CAT em 2005, o Projeto de Educação Ambiental Integrado para proteção do Solo - Água - Flora - Fauna, “Sorriso VIVO”, tem como objetivo conscientizar a sociedade a praticar pequenas ações no dia-a-dia como não poluir os rios, não gradear o solo para evitar o assoreamento dos rios, usar corretamente os agrotóxicos, preservar matas ciliares, e coibir a caça e pesca predatória.

Cerca de 400 realizaram a apresentação do projeto, que aconteceu na quinta-feira (03), as 19h00, nas dependências da escola.

Coleta rentável:

A coleta seletiva de lixo, além de beneficiar diretamente o meio ambiente, tem sido uma alternativa de renda para centenas de pessoas em Sorriso.

Em uma iniciativa da Associação de Pais de Sorriso, APS, as escolas municipais também passaram a fazer parte desta coleta seletiva que, em apenas um ano, já conseguiu tirar do meio ambiente cerca de 10 toneladas de lixo.

O benefício ambiental que este trabalho tem prestado a comunidade, também se estende à escola. O dinheiro arrecadado com a venda deste material reciclável é revertido para a compra de material didático para as escolas.

Fonte: Francielle Mezadri Assessoria de Imprensa

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Ridair Jose de sousa

Ridair Jose de sousa

25/07/2014 16:39:28
Essa iniciativa é muito bom para conscientizar toda a comunidade da importância da reciclagem do lixo.

Mariah miranda

Mariah miranda

13/02/2012 19:15:34
Eu acho importante, pois são resíduos que nós seres humanos produzimos e maior responsabilidade é nossa mesmo, se somos capazes de sujar temos que limpar e cuidar melhor do nosso planeta, sabemos que são essas iniciativas que dão um novo rumo á sociedade,,prof-alafabetizadora de porto estrela-MT

Lucivaldo Ferreira

Lucivaldo Ferreira

31/10/2011 22:08:55
Eu irei começar esse trabalho de coleta seletiva nas escolas de minha cidade Gravatá-PE como voluntariado da ONG Ação Livre Brasil.
Caso alguem que ja tenha experiencia, por favor entrar em contato comigo pois suas experiencias para mim serão de grande valia.

Djalma da silva marchiori

Djalma da silva marchiori

05/07/2011 21:55:10
acho muito valido esta ideia,pois nos vivemos em um pais consumista.vai chegar um dia que nao temos aonde colocar o nosso lixo,a reciclagem vai ser uma fonte de renda para muitos e a alternativa do poder publico,porque vamos economizar aqua e energia.so deus sabe com ficara daqui a 50 anos o nosso planeta. Deus salve o nosso planeta...BRASIL

Julio kalb

Julio kalb

10/08/2010 11:36:31
Olá, sou de Altamira, Pará, o maior município do mundo, tenho uma experiência com coleta seletiva de lixo, realizado em escolas, onde os alunos trazem de casa o material reciclável sem estar sujo, sem ir para o lixo. Aqui será construida a Hidrelétrica de Belo MOnte, gostaria de manter contato, para re-implantar este projeto em minha cidade. Parabéns pela iniciativa. aguardo

Eduarda

Eduarda

26/04/2010 18:25:58
Muito bom, eu adoro reciclar.

Tchau, cuide bem da natureza!

Cris braga

Cris braga

21/10/2009 21:24:27
Seria muito bom se todas as escolas passasem a ver desta forma. parabéns pela iniciativa.

Bárbara

Bárbara

18/09/2009 20:34:04
O povo comenta e manda um monte de cliché... A Coleta de lixo não irá salvar o Planeta... A tomada de consciencia critica da população e mudança do sistema destrutivo que vivemos SIM!

Victoria Ferreira MAIA

Victoria Ferreira MAIA

15/06/2009 20:52:02
Temos que reciclar o nosso lixo

Maria cardoso da silva

Maria cardoso da silva

02/05/2009 12:12:40
Infelizmente vivemos em um ambiente imensamente agredido. Acredito que toda e qualquer iniciativa que tenha como preocupação fundamental a preservação do meio em q vivemos, é bem vinda e está de parabéns todos aqueles q estão contribuindo para fazer do nosso planeta um lugar melhor para se viver.

Dione silva de moraes

Dione silva de moraes

15/04/2009 10:37:40
eu acho que devemos trabalhar a conscientização do meio ambiente na sala de aula,fazendo dele uma disciplina escolar, mas não como castigo e sim como dever de todos.

Danilo ferraz durasco felipez gonzalves de soussa

Danilo ferraz durasco felipez gonzalves de soussa

31/03/2009 08:22:03
Acho a coleta seletiva uma ótima solução para acabar com a poluição de nosso planeta. Para construir um futuro melhor precisamos investir no agora, agindo de forma consciente, pensando no que fazemos com nosso lixo, reciclando, conscientizando e cuidando dele com carinho, afinal ele é a nossa vida.

Camila de Sousa Ferreira

Camila de Sousa Ferreira

29/10/2008 20:05:39
Quero acrescentar ao meu comentário dizendo que o meio ambiente é a nossa vida e, por isso, devemos cuidar dele com carinho, fazendo do lixo novos objetos, como por exemplo, brinquedos de garrafas pet para crianças carentes, enfim reciclar para viver bem.

Camila de Sousa Ferreira

Camila de Sousa Ferreira

23/10/2008 21:41:20
Eu acho a coleta seletiva uma ótima solução para acabar com a poluição de nosso planeta. Para construir um futuro melhor precisamos investir no agora, agindo de forma consciente, pensando no que fazemos com nosso lixo, reciclando, conscientizando e cuidando dele com carinho, afinal ele é a nossa vida.