Lata de lixo interage, diverte e conscientiza

A lixeira funciona a bateria, e o equipamento que dispara os efeitos sonoros fica na tampa, totalmente separado do lixo

  
  
Para muitas pessoas, a curiosidade e a diversão são um estímulo necessário a um comportamento consciente e atitudes simples, como a de descartar lixo em local adequado / Divulgação

Você arremessa o lixo, e a lata emite um efeito sonoro divertido que desperta a curiosidade, já que o som simula uma queda "interminável", mugido de vaca, cacarejo de galinha, entre reações de outros bichos.

Para muitas pessoas, a curiosidade e a diversão são um estímulo necessário a um comportamento consciente e atitudes simples, como a de descartar lixo em local adequado.

Para este ano, a expectativa do Sindicato Rural de Dourados

(MS), que apoia a iniciativa, é de que pelo menos 130 mil pessoas circulem pelo Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

E porque não aproveitar esse volume de circulação para promover a conscientização para a educação ambiental? Essa Foi a idéia de Selmos Luiz Gressler, diretor do Portal e da Revista Agron.

“Nosso objetivo é justamente promover a interatividade das pessoas em uma prática que deveria fazer parte do comportamento diário de todos, que é a preservação do meio ambiente através de atitudes como jogar lixo em lugar apropriado e sua reciclagem”, destaca Gressler.

O técnico em informática Daniel Doehl, explica como é o funcionamento da lixeira interativa. “Quando a pessoa abre a tampa para jogar o lixo, um dispositivo eletrônico é acionado, e o sensor faz disparar o equipamento MP3 que dá o "play" nos efeitos sonoros, que tocam um por um aleatoriamente”, diz Doehl.

A lixeira funciona a bateria, e o equipamento que dispara os efeitos sonoros fica na tampa, totalmente separado do lixo.

Em todos os dias de evento, o Sindicato Rural de Dourados(MS) realizou excursões com alunos de várias escolas da cidade, que são o principal alvo da campanha de conscientização promovida pelo Portal e Revista Agron.

“É desde cedo que as pessoas adquirem o comportamento que vai ser parte da sua rotina, e é mais fácil moldar esses hábitos com educação e diversão. A lixeira chama a atenção das crianças, que são o nosso principal alvo”, ressalta Gressler, explicando que, no entanto, os adultos também interagem com o equipamento.

“Essa ação, divertida, ajuda na conscientização das crianças e dos adultos sobre a preservação ambiental. É um estímulo a todos”, finalizou o idealizador da lixeira interativa.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Thalyta Andrade/Selmos Greller

  
  

Publicado por em