Lixo de Niterói-RJ será desidratado com tecnologia nacional

Niterói (RJ) vai desidratar parte do lixo produzido na cidade usando tecnologia totalmente nacional. O processo reduz praticamente a zero a carga orgânica e diminui em 80% o volume de lixo residencial. A inauguração da Usina de Reciclagem e Desidrataç

  
  

Niterói (RJ) vai desidratar parte do lixo produzido na cidade usando tecnologia totalmente nacional. O processo reduz praticamente a zero a carga orgânica e diminui em 80% o volume de lixo residencial.

A inauguração da Usina de Reciclagem e Desidratação de Resíduos Sólidos foi na sexta-feira (2/7), no Aterro do Morro do Céu.

A técnica, desenvolvida pelo engenheiro eletrônico Jorge Carvalho, estabelece um método de separação, trituração, secagem e desidratação que acaba com todo o material orgânico e tem capacidade de transformar o volume de lixo transportado em seis caminhões de lixo em apenas o suficiente para encher um veículo.

“O material que não é separado nas esteiras se transforma em uma massa sem cheiro e sem contaminação que pode ser reaproveitada nas indústrias”, explicou.

A usina de desidratação de Niterói funcionará integrada à usina de separação e trituração de lixo que começou a ser construída pelo governo do estado dentro do cronograma do Projeto de Despoluição da Baía de Guanabara. As obras foram abandonadas e a prefeitura de Niterói retomou e modernizou o projeto, incluindo a usina de desidratação.

Fonte: Agência Brasil


  
  

Publicado por em

Henrique

Henrique

31/10/2008 15:00:50
Muito magico esse troço, sera que eles nunca ouviram falar de "Lavoasier" ?

Hamilton Santos

Hamilton Santos

18/10/2008 11:46:25
No papel, parece muito bom!Resta ver na prática como vai funionar esse sistema! Existe mais informação obre o processo de desitdratação? Gostaria de sber mais! Onde posso coletar maiores informações!