Rio terá projeto para melhorar coleta seletiva e reciclar lixo

O objetivo é criar uma solução técnica, ambiental, econômica e socialmente adequada para a gestão dos resíduos sólidos urbanos.

  
  

O governo do Rio de Janeiro vai implantar no estado o projeto Dê a Mão para o Futuro – Colabore com a Reciclagem e Ajude a Gerar Trabalho e Renda, que já vem sendo desenvolvido em cinco municípios de Santa Catarina. O objetivo é criar uma solução técnica, ambiental, econômica e socialmente adequada para a gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Segundo informações da Secretaria Estadual do Ambiente, serão utilizados sistemas locais já existentes de coleta seletiva municipal e associações ou cooperativas de catadores.

Além de atender à legislação e promover a coleta seletiva, o projeto visa a estimular e a ampliar a organização social dos catadores de recicláveis nos municípios envolvidos.

Para viabilizar a implantação do projeto no estado, a secretária do Ambiente, Marilene Ramos, assina hoje (16) termo de cooperação técnica com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), que já participam da experiência em Santa Catarina.

Com duração de 24 meses, o projeto inclui campanha de conscientização da população sobre a importância do consumo consciente e da cooperação com a coleta seletiva, a fim de aumentar o volume de resíduos recicláveis a serem recolhidos.

De acordo com a Secretaria do Ambiente, o projeto prevê a participação das prefeituras, que vão providenciar e manter a infra-estrutura e o espaço necessários para o funcionamento das associações e cooperativas de catadores, além de se comprometer a destinar a essas entidades os materiais recicláveis provenientes da coleta seletiva.

Fonte: Agência Brasil
Esta notícia está licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição 2.5.

  
  

Publicado por em