Diamantes arquivam informações sobre a formação do planeta

Estudos de um grupo de cientistas das universidades de Maryland e da Califórnia, nos Estados Unidos, revelam que os diamantes podem preservar importantes informações geoquímicas sobre fatos ocorridos há cerca de 3 milhões de anos no planeta. Mark Thiem

  
  

Estudos de um grupo de cientistas das universidades de Maryland e da Califórnia, nos Estados Unidos, revelam que os diamantes podem preservar importantes informações geoquímicas sobre fatos ocorridos há cerca de 3 milhões de anos no planeta.

Mark Thiemens, um dos coordenadores da pesquisa, diz que alguma das pedras mais antigas do planeta contêm "assinaturas isotópicas", forma de elementos como o enxofre e o oxigênio, que podem revelar dados sobre aspectos até agora desconhecidos da história primitiva da Terra, como a evolução atmosférica e a origem primitiva a partir da metabolização do enxofre.Diamantes da região africada de Botswana analisados pelos cientistas continham proporções de três isótopos de enxofre.

Segundo os especialistas, isso indica que os cristais passaram por um ciclo geoquímico quase completo.Thiemens explica que o ciclo teve início quando gases como o dióxido de enxofre foram expelidos por um vulcão até a atmosfera. Lá reagiram com a luz ultravioleta do Sol, produzindo uma marca isotópica nos aerosóis em suspensão, que acabaram caindo sobre a superfície e foram incorporadas às rochas sedimentares como sulfatos.

A placa tectônica que continha essas rochas deslizou posteriormente para debaixo de outra placa. Quando os diamantes se formaram no interior dessa placa retiveram o sulfato com as marcas isotópicas, diz o pesquisador.

O grupo norte-americano acredita existir uma jazida desconhecida de enxofre que há milhares de anos passou pelo ciclo químico através da atmosfera. Crê também que esse reservatório esteja localizado próximo da superfície terrestre em algum lugar.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em

Ferzinha*--*

Ferzinha*--*

16/02/2009 23:11:19
Eu acho fantástica essa descoberta!!
=]