Notícias > Ambiente > Nosso Planeta > 

Ecoadventur Litoral Norte ? SP/2007 discutirá as mudanças climáticas

O desequilíbrio climático não se encontra apenas nas grandes cidades do mundo ou no derretimento de icebergs. Hoje, pequenos municípios interioranos e litorâneos também fazem parte do mapa das mudanças clim&

14 de Março de 2007.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

O desequilíbrio climático não se encontra apenas nas grandes cidades do mundo ou no derretimento de icebergs. Hoje, pequenos municípios interioranos e litorâneos também fazem parte do mapa das mudanças climáticas no planeta. Por conta disso, o Ecoadventur Litoral Norte – SP/2007 colocará a problemática em pauta na quarta edição do evento.

De 5 a 9 de julho, os participantes, além de discutirem a questão, poderão debater a preservação ambiental, inclusão social no desenvolvimento sustentável e prática responsável de ecoturismo e de atividades de aventura no Litoral Norte.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente do Ecoadventur 2007, Paulo André Cunha Ribeiro, chuvas intensas em curtos espaços de tempo, estiagem e elevação da temperatura média anual são alguns dos sinais que refletem o problema na região paulista. “Não temos mais inverno expressivo e há alguns trechos de praias com avanço eminente do mar como a praia do Massaguaçu, no norte de Caraguatatuba e outros trechos no litoral norte ”, afirma.

Cunha Ribeiro aponta como responsáveis pelas mudanças climáticas regionais a emissão global de dióxido de carbono através da degradação de florestas, a produção mundial de poluentes e a ocupação irregular e desordenada.

“Nos últimos 20 anos, sofremos um processo migratório intenso. Trabalhadores de todo o país vieram ao litoral norte paulista buscar melhores condições de vida”, diz.

“Mas, quando chegaram aqui, não encontraram empregos e nem acesso fácil a moradia, acabaram se instalando em áreas de preservação permanente e encosta colocando vidas em risco. Consequentemente, a infra-estrutura local não acompanhou o crescimento”, explica.

O organizador recorda que há poucos planos efetivos para o caso já que a migração não pode ser barrada, no entanto, visualiza mudanças a partir de projetos pontuais.

“Há propostas de controle e minimização de impactos, núcleos congelados em processo de regularização fundiária e fóruns de discussão, planejamento e deliberativos para aplicações de recursos como o Comitê das Bacias Hidrográficas do litoral norte, a agenda 21 e ainda grupos de gestão que disciplinam o uso e ocupação do solo Zoneamento Ecológico Econômico projeto orla e planos diretores”, avalia.

O ECOADVENTUR Litoral Norte - SP tem a Nestlé como patrocinadora geral, é uma promoção da CBCavalcanti Marketing e uma iniciativa do Instituto Onda Verde. O evento também conta com a parceria da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundacc - Fundação Cultural, Associação Comercial e Empresarial, Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba e Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caraguatatuba.

Serviço:

Ecoadventur Litoral Norte - SP/2007
De 5 a 9 de julho
Espaço Educacional e Cultural Governador Mário Covas - Avenida Goiás, 187, Indaiá, em Caraguatatuba, São Paulo
Horário de funcionamento e programação: A definir
Entrada franca

Fonte: Trópico Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Caroline Pedroso Boides

 postado: 13/10/2008 09:48:10editar

Adorei está tudo bem escrito e resumido!

 

 

Veja também

Créditos de Carbono vão nos salvar?Clima seco provoca focos de incêndio em áreas de Mata Atlântica no Rio

 

editar    editar    editar    41 visitas    1 comentários